A Unidade Escolar Anísio Teixeira, do Bairro Vermelha, zona Sul de Teresina, realiza nesta quinta-feira, 31, passeata e blitz educativas de mobilização da comunidade para combate dos focos da dengue na região. A iniciativa faz parte do concurso Cidadania na Escola, promovido pela Secretaria de Fazenda, que tem como foco a educação fiscal e buscam mostrar a aplicação dos recursos públicos na saúde que envolve 30 escolas. Até agora estão envolvidos no projeto dois mil professores da educação básica e ensino básico ao ensino superior. "Durante a passeata, com carro de som, vamos fazer blitz educativa, distribuir panfletos sobre o combate à dengue e orientar a comunidade", explica a coordenadora do Programa Permanente de Educação Fiscal, Juraci Câmara. A idéia é envolver a comunidade escolar. A coordenadora do programa destaca a importância da participação de toda a comunidade escolar. "É importante no desenvolvimento e na execução do projeto toda contribuição da comunidade visando ações permanentes que despertem o exercício pleno da cidadania", explica. O Programa de Educação Fiscal é realizado permanentemente. Esse é um dos 30 projetos dos quais 10 serão selecionados para uma etapa final do concurso Cidadania na Escola. Desses, os três melhores serão premiados. "Na seleção final vamos avaliar a coerência entre a proposta apresentada pela escola e a execução do projeto (coerência das atividades). Os três melhores projetos serão contemplados nas categorias aluno, escola e professor com um notebook, impressora, máquina fotográfica digital e um DVD", explica Juraci Câmara.