Avaliação das ações desenvolvidas no combate à dengue, troca de informações e sugestões para amenizar os efeitos da doença e controlar a epidemia foi o assunto na manhã de hoje do Comitê Estadual de Acompanhamento e Avaliação do Programa Nacional da Dengue, que se reuniu na Secretaria Estadual da Saúde. Participaram representantes da Secretaria Estadual da Saúde, Universidade Federal, Fundação Municipal de Saúde, Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Vigilância Sanitária, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Defesa Civil. Os municípios destacados como foco de maior incidência foram Teresina e Parnaíba. O Comitê, coordenado pelo secretário de Saúde Assis Carvalho, apontou atitudes urgentes e permanentes que devem ser tomadas pelos agentes públicos e sociedade civil acerca da questão da dengue. Dentre as ações urgentes estão a solicitação da Fundação de Saúde de Teresina para que a Secretaria Estadual forneça mais insumos e carros com bombas para fortalecer o combate ao mosquito adulto; intensificar ações de vigilância epidemiológica, principalmente a busca ativa de notificações; aquisição de mais equipamentos para pacientes que precisarem de UTI no Hospital de Doenças Tropicais – já está sendo providenciada. Para Parnaíba, a Secretaria da Saúde deverá enviar equipes para fortalecer o trabalho de combate à dengue no município. O Comitê recomendou ações constantes que visam prevenir epidemia. Vai solicitar que o Ministério Público viabilize assinatura de Termo de Ajuste de Conduta com os municípios com baixa incidência de dengue. E que os governos façam campanhas educativas permanentes nas escolas a ser desenvolvidas em parceria com as secretarias de educação. Também para discutir ações mais permanentes, haverá uma reunião com secretários municipais de saúde, no mês de julho. E, em junho, deverão acontecer audiências púbicas nas Câmaras Municipais para debater o tema. O Comitê volta a se reunir na próxima terça-feira, às 9h, na Secretaria de Saúde. Reunião com secretários de municipais de saúde Dando continuidade as atividades desenvolvidas na parte da manhã com os membros do Comitê Estadual de Acompanhamento e Avaliação do Programa Nacional da Dengue, o secretário Assis Carvalho, se reuniu à tarde com os secretários municipais de saúde das cidades de Piripiri, Parnaíba, Barro Duro, Campo Grande do Piauí, São Félix, Picos, Castelo do Piauí, Pedro II, Teresina e Buriti dos Lopes. Já foram registrados em todo o Piauí aproximadamente 4.500 casos de dengue, um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Sendo que nos municípios de Teresina (1.096 notificações, 16 casos de Febre de Dengue Hemorrágica e 36 casos de dengue com complicações), Parnaíba (882 notificações, 237 casos confirmados e 6 casos de Febre de Dengue Hemorrágica) e Buriti dos Lopes (347 notificações e 1 caso de Febre de Dengue Hemorrágica) são os que apresentam situações mais críticas. Dessa reunião saíram diversos encaminhamentos como pegar os bons exemplos de municípios que conseguiram reduzir seus índices infestação vetorial, a exemplo de Picos que passou de mais de 100 casos em 2006, para 29 notificações em 2007 e apenas sete casos confirmados. Com um trabalho concentrado dos agentes de endemias, o índice de infestação predial em Picos não passou dos 2%. “Essas experiências de municípios que conseguiram reduzir seus índices de infestação devem ser conhecidos e seguidos”, afirmou o Diretor de Vigilância e Atenção à Saúde, Mário Abel. Na reunião, Assis Carvalho voltou a frisar para os gestores que a dengue é uma doença de notificação compulsória, portanto, existe lei federal que garante punições como multas no caso de omissão de informações. “Saímos daqui hoje com o compromisso de melhorar os serviços de informação das notificações”, disse o secretário.