Encerra hoje, 03, em Brasília, a II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas. Representantes de todos o país estiveram reunidos para trocar informações sobre experiências bem-sucedidas em saúde e prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis no ambiente escolar. Participaram do evento profissionais de saúde, de educação, estudantes, gestores de saúde e educação, além de integrantes de organizações não-governamentais e universidades. A Secreatria Estadual da Saúde participou com a apresentação de quatro trabalhos. O evento faz parte das atividades do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). A iniciativa é dos ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Nos dois dias da Mostra, foram realizadas conferências, fórum, painéis, oficinas, comunicações coordenadas (trabalhos na modalidade oral), atividades culturais e artísticas. Os temas saúde e prevenção nas escolas foram debatidos a partir da diversidade sexual, das relações de gênero, dos direitos humanos, de raça e de etnia. Saúde sexual e saúde reprodutiva, participação juvenil, populações vulneráveis, crianças e adolescentes vivendo com HIV e Aids também serão aspectos abordados na discussão. Além disso, o evento também enfocou a gestão integrada entre saúde e educação, a institucionalização do SPE, o monitoramento e a avaliação do projeto nas escolas do Brasil. A Mostra teve, ainda, a participação de representantes dos países do Fórum Mercosul (Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai), da Rede Laços Sul-Sul (formada por oito países, inclusive o Brasil) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa da África. Eles vieram conhecer as ações do SPE e trocar experiências no âmbito da saúde sexual e reprodutiva. A primeira Mostra do SPE foi realizada em Belo Horizonte (MG), de 4 a 7 de novembro de 2006, dentro da programação paralela do VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids. Os jovens apresentaram seus trabalhos e experiências em mesas-redondas e fóruns. Participaram da primeira Mostra mais de 500 pessoas, entre estudantes, profissionais e gestores das áreas de saúde e de educação e representantes de universidades e da sociedade civil. Projeto Nacional O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) foi lançado em 84 escolas, em 2003. Mas desde 1995, os ministérios da Saúde e da Educação reúnem esforços para que os temas em saúde sexual e saúde reprodutiva sejam trabalhados nas escolas. A partir de 2004, as estratégias foram expandidas para os 26 estados e para o Distrito Federal. As inovações do SPE foram a disponibilização de preservativos nas escolas, a integração entre escolas e unidades básicas de saúde e a participação da comunidade no processo, sobretudo dos jovens. Em 2005, o Saúde e Prevenção nas Escolas foi reformulado. Foram incorporadas novas estratégias, como monitoramento das escolas, ampliação de ações para atingir alunos a partir das primeiras séries do ensino fundamental, o apoio a estados e municípios na constituição de grupos gestores intersetoriais, a realização de oficinas regionais, o apoio a eventos regionais, além da produção, impressão e distribuição de materiais educativos. No ano passado, 300 jovens participaram de formação para atuarem como multiplicadores dos temas do SPE, com foco na prevenção das DST e da aids. Também foram capacitados 300 profissionais de saúde e educação para trabalharem os conteúdos prioritários do SPE. No site www.aids.gov.br/mostraspe2007, é possível ter acesso e baixar os documentos de apoio do SPE, folders, guia dos profissionais da saúde e da educação e o documento de diretrizes do SPE.