A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começou nessa segunda-feira, 11, e vai até o dia 22 deste mês. Sábado, 16, será o Dia D da campanha, segundo informou o gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Otacílio de Sousa Neto, acrescentando que a meta é vacinar 315 mil crianças no Piauí. Ao todo, a Sesapi tem 2.230 postos e quase 7 mil pessoas envolvidas na campanha no Estado. Em algumas cidades, foram realizadas parcerias com as prefeituras, que disponibilizam carros e técnicos com o fim de vacinar crianças na zona rural. "O importante é fazer uma cobertura geral no Piauí", disse o gerente. Segundo ele, as 17 regionais de saúde estão em plena atividade na realização da campanha, lembrando que até o dia 22 deste mês, das 8 horas às 17 horas, os pais devem levar os filhos de zero a cinco anos para a vacinação, não importando se a criança tenha sido vacinada anteriormente. Esta é a primeira etapa da campanha, a segunda ocorrerá em agosto. "O Brasil recebeu o certificado de erradicação da poliomielite em 1994 da Organização Mundial de Saúde. Desde então, vem trabalhando para continuar um País livre da pólio. Portanto, é importante que os pais façam todo o esforço para levar os filhos até os postos de vacinação", frisou Otacílio Neto. Ele informou que ainda existem 14 países que transmitem a poliomielite, e estes têm comunicação com o Brasil. Otacílio Neto salientou que só a vacina pode manter as crianças brasileiras imunes ao vírus, daí a importância da vacinação.