A regional de Saúde de Parnaíba dispõe, desde a semana passada, de mais um carro fumacê para intensificação do trabalho de combate à dengue. Com mais esse carro doado pela Secretaria Estadual de Saúde, agora são quatro carros circulando pelos bairros da cidade. O trabalho de combate à dengue é um conjunto de ações de todas as partes. Segundo Maurício Carvalho, diretor da Regional, a ação realizada através dos carros fumacê serve para eliminar apenas os mosquitos, por isso deve haver também ajuda da comunidade. É importante, no entanto, que a população continue fazendo sua parte, não deixando acumular água em nenhum tipo de recipiente para evitar a criação e o desenvolvimento das larvas. As larvas do mosquito Aedes Aegypti se desenvolvem em locais menos esperados, basta acumular água; desde as latas, caixas d’água, frascos, pneus, tanques, garrafas até nas próprias plantas que permitam o acúmulo de água. De acordo com o Ministério da Saúde, os ovos que carregam as larvas podem sobreviver até um ano sem a presença de água e também podem ser transportados por longas distâncias grudados nas bordas dos recipientes, por isso além de esvaziá-los, os mesmos devem ser lavados para evitar que se desenvolvam futuramente no contato com um novo acúmulo de água.