Duas gotinhas contra a poliomielite. A pequena Nicole, 4 anos, foi uma das primeiras da fila a receber as duas gotinhas contra a pólio, na manhã deste sábado, 16, dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio. Em Teresina, as atividades foram iniciadas pelo secretário de Saúde, Assis Carvalho, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando e o prefeito, Sílvio Mendes no Pólo Cerâmico do Poty Velho. A meta para este ano é vacinar 314.524 crianças de até 5 anos em todo o Estado. Em 2006, o Piauí atingiu respectivamente, 96,35% e 95,16% na 1ª e 2ª etapa da Em Teresina a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 76.342 crianças. Somente na capital, a Fundação Municipal de Saúde recebeu 115mil doses da vacina e disponibilizou 300 postos para esta primeira etapa que encerra dia 23 de junho. Para o secretário de saúde, Assis Carvalho, é importante que os pais estejam, sempre vigilantes e não deixem de levar seus filhos aos postos de vacinação. “Precisamos continuar atingindo os índices de cobertura estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os pais não podem relaxar. São apenas duas gotinhas que mantém nossas crianças livres da pólio”, declarou depois de ajudar o prefeito Sílvio Mendes a vacinar algumas crianças. O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989, mesmo assim, as campanhas precisam ser constantes, pois ainda existem casos endêmicos da doenças em países como o Afeganistão, Nigéria, Índia e Paquistão. No ano passado, pelo menos 17 países notificaram casos da doença, totalizando 1.997 pessoas infectadas com o vírus. A vacina é eficaz em torno de 90% a 95% dos casos, garantindo a proteção contra os três tipos de poliovírus já após a primeira dose. Para que a imunidade seja efetivada por completo,a criança deve tomar o esquema básico de três doses. As 17 Regionais de Saúde estão em plena atividade para a realização da campanha. Ao todo, a Secretaria Estadual da Saúde tem 2.230 postos de vacinação e quase sete mil pessoas envolvidas na campanha em todo o Estado. Em algumas cidades, foram realizadas parcerias com as prefeituras, que disponibilizaram carros e técnicos com o fim de vacinar crianças na zona rural.