A Poliomielite é uma doença contagiosa, causada por vírus e, na forma mais grave, pode levar a seqüelas permanentes. A Secretaria Estadual da Saúde disponibilizou em todo o Piauí, 2.230 e precisa cumprir a meta de vacinar mais de 300 mil crianças. A ação mais eficiente para a prevenção da polio doença e a garantia de sua eliminação no Brasil é a manutenção de programas de vacinação para a população de 0 a 4 anos de idade. Apesar dos altos índices de vacinação alcançados no Brasil, nem todos os municípios conseguem 95% de cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos. Para esta primeira etapa, a meta da 12ª Regional de Saúde, em São Raimundo é vacinar 10.864 crianças até cinco anos de idade, sendo 859 em Anísio de Abreu; 514 em Bonfim do Piauí; 1.105 em Caracol; 470 em Coronel Jose Dias; 587 em Dirceu Arcoverde; 946 em Dom Inocêncio; 503 em Fartura do Piauí; 650 em Guaribas;552 em Jurema; 439 em São Braz do Piauí; 387 em São Lourenço do Piauí; 3.177 em São Raimundo Nonato e 675 em Várzea Branca. Segundo o diretor da regional, os municípios da jurisdição iniciaram suas campanhas desde o dia 11 de junho, sendo que hoje, 16, estarão realizando o Dia "D" da campanha. “A regional de Saúde disponibilizou às secretarias municipais de saúde locais as doses de vacinas necessárias para a cobertura da meta estabelecida para cada município, e também colocou a disposição das secretarias municipais veículos e profissionais para ajudar na campanha”, afirma. Em 2006, dos 13 municípios da regional, apenas quatro conseguiram a meta acima de 95% de cobertura vacinal. “Este ano, estamos trabalhando com empenho junto a todos os municípios no sentido de alcançarmos a metas, pois só assim estaremos imunizando contra a pólio as nossas crianças. Para alcançarmos este patamar se faz necessário não só o empenho das autoridades, mas especialmente da população, dos pais, avós, vizinhos, para que todos sejam multiplicadores de informações sobre os benefícios da vacinação, sem contar com a obrigação de levar as nossas crianças ao posto de saúde mais próximo”, afirma o diretor da regional, João Eudes. Para que possamos continuar com a erradicação da poliomielite é preciso que todas as crianças menores de cinco anos seja vacinadas, para isso, a regional convida a todos os responsáveis por estas crianças, a levar as mesmas aos postos de vacinação mais próximo para tomar as gotinhas neste sábado. De acordo com João Eudes, o dia D deve ser adotado como um dia de festa da cidadania e da saúde, um dia especial para garantir a imunização desta nova geração contra a polio. A meta do Ministério da Saúde para este ano é imunizar cerca de 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população do país nesta faixa etária. Neste mesmo dia, poderão ser aplicadas também as vacinas contra a Hepatite B, o Rotavírus, a vacina Polivalente e a Tríplice Viral.