O Laboratório de Imunofluorescência da Regional de Saúde Parnaíba está entre os 26 (vinte e seis) melhores do Brasil; resultado obtido através do Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Sorologia para Leishmaniose Visceral Canina, que concedeu ao laboratório o Certificado de Qualidade. O Ministério da Saúde (MS), juntamente com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) realizou a primeira avaliação externa da qualidade dos laboratórios que trabalham com testes sorológicos de Leishmaniose Visceral Canina, mais conhecido como calazar. A avaliação foi feita através de seis amostras de soro canino a serem analisadas e diagnosticadas. A avaliação teve início em dezembro de 2006, quando os laboratórios vinculados à CGLAB foram convidados a participar de forma voluntária e gratuita. Com o incentivo do diretor da Regional de Saúde, Maurício Carvalho, o laboratório da Regional aceitou o desafio e esteve entre as 40 (quarenta) instituições participantes, resultando na conquista do certificado. “Para a Regional de Saúde é um acontecimento significante, conseqüência do desempenho essencial da direção e de todos que compõe a regional de Saúde de Parnaíba. Isso só tem a engrandecer a saúde pública da nossa cidade”, ressaltou Manoel do Espírito Santo Monteiro, responsável pelo Laboratório de Imunofluorescência da Regional. O Programa de Avaliação foi considerado bastante rigoroso. Inicialmente após receber as amostras, o laboratório tinha um prazo de 10 (dez) dias para analisar e enviar os diagnósticos, onde seria necessário 100% de acerto para o recebimento do certificado de qualidade. Alguns itens foram considerados importantes para o resultado da avaliação, como área física, equipamentos, materiais, reagentes, rotina diária, biossegurança, capacitação entre outros. É válido ressaltar que o painel das amostras foi produzido e caracterizado por três laboratórios de grande referência nacional, são eles: Instituto Adolfo Lutz (IAL/SP), Fundação Ezequiel Dias (FUNED/MG) e Bio-Manguinhos (Fiocruz). Segundo Manoel Monteiro, a conquista do certificado foi uma vitória não apenas para Regional, mas será um marco na história da saúde da cidade. “Para mim, como profissional, foi uma realização. Agradeço a Deus a possibilidade de trazer esse certificado para Regional de Saúde de Parnaíba e com isso dar maior credibilidade e seriedade ao nosso trabalho”, disse Monteiro. O Programa de Avaliação Externa da Qualidade tem efeito educativo e tem como finalidade permitir que as próprias instituições façam uma avaliação do seu desempenho e conseqüentemente uma adoção de medidas corretivas quando necessário.