Vítima de um acidente de trânsito no início deste ano, o assistente de serviços Pedro Simplício Neto, precisa de sessões de fisioterapia cinco vezes por semana. Ele é um dos pacientes atendidos pelo Centro de Fisioterapia do Hospital Regional Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, inaugurado nesta sexta-feira, 22, pela coordenadora geral da Ceid, Rejane Dias e pelo secretário da Saúde, Assis Carvalho. O Centro tem capacidade para 80 atendimentos por dia, mas atualmente, a média é de 30 pacientes, segundo a técnica de enfermagem, keila Reis. “Temos atendido muitos pacientes que foram vítimas daquele acidente ocorrido na estrada que liga José de Freitas à Teresina. Nossa clientela é em sua maioria de pessoas adultas com os mais diversos tipos de deficiência, como paralisia cerebral e vitimas de AVC”, esclarece a técnica lembrando que o Centro está em atividade desde janeiro deste ano. A coordenadora geral da Ceid, Rejane Dias, fez questão de agradecer aos profissionais que atendem no Centro e falou do projeto da Rede Estadual de Reabilitação, da qual este centro faz parte. Serão beneficiadas diretamente cerca de 2.334 pessoas dos municípios de José de Freitas e Lagoa Alegre. A população vai ter acesso a tratamentos fisioterápicos e de assistência social. O Ministério da Saúde aplicou, através do convênio n° 146/2004, R$ 20 mil na aquisição de equipamentos e o Governo do Estado, R$ 10 mil em móveis e R$ 99.636,19 na construção e implantação do serviço totalizando R$ 129.641,19, sendo que deste montante R$ 111.636,69 são recursos do Tesouro Estadual. Os Centros de Fisioterapia tem como principal objetivo descentralizar o atendimento em reabilitação e fisioterapia no Estado. O projeto inclui 34 centros de reabilitação que estão sendo implantados em todo estado, numa parceria entre o Ministério da Saúde, Ceid e Secretaria Estadual da Saúde. Já estão em funcionamento os Centros de Fisioterapia de Água Branca, Campo Maior, Esperantina, Picos, São Pedro do Piauí, Pedro II, José de Freitas e Teresina (HGV). Reforma do Hospital Além da inauguração do Centro de Fisioterapia, a Secretaria Estadual da Saúde entregou a obra de reforma do Hospital Regional Nossa Senhora do Livramento, que também ganhou novos equipamentos através do Projeto Resaúde, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e teve toda a sua estrutura física melhorada. Ao todo foram investidos em equipamentos cerca de R$ 263 mil e do Tesouro Estadual saíram R$ 50.346,47 para a reforma física. O hospital ganhou um aparelho de raio x, grupo gerador, detector fetal, otoscópio, fotocalorímetro digital, microcentrífuga, aparelhos de ar condicionado, entre outros itens. Segundo o diretor do hospital, Marlúcio Fontes, as melhorias começaram em 2003. “Temos buscado dar qualidade aos serviços prestados por este hospital, que já passou por muitos problemas, mas agora estamos conseguindo grandes avanços”, afirmou acrescentando que a unidade de saúde ganhou ainda duas ambulâncias, incluindo uma para atendimento avançado. O Nossa Senhora do Livramento atende uma média de quatro mil pacientes ao mês, com cerca de 140 internações e 40 cirurgias de médio complexidade. O hospital recebe tanto pacientes de José de Freitas como de municípios vizinhos, a exemplo de lagoa Alegre. Para o secretário Assis Carvalho, a visão moderna da saúde não condiz com hospitais cheios. “Um hospital vazio é motivo de alegria, é sinal de que os serviços de atenção básica estão funcionando. A visão moderna de ver a saúde não quer hospitais cheios, eles devem sim, estar preparados para receber os pacientes da melhor forma possível e com todos os recursos”, afirmou. Ele lembro ainda que o Piauí é o Estado com o maior número de hospitais sob sua gestão. “Isso não é bom. Cada vez mais a políticas de saúde apontam para a descentralização dos serviços e a municipalização seria uma boa saída. Mas isso precisa ser conversado e analisado, pois a saúde deve estar acima das disputas políticas”, encerrou. O prefeito de José de Freitas, Robert Freitas, falou dos investimentos que o município vem recebendo tanto do Governo Federal quanto Estadual. “No ano passado o Bolsa Família injetou mais de R$ 4 milhões em nossa cidade. Temos recebido o apoio do governador e esperamos continuar essa parceria”, disse. Participaram do evento o deputados estaduais João de Deus e Lílian Martins, além de lideranças locais.