Técnicos do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI) estiveram essa semana na 1ª Regional de Saúde de Parnaíba para ministrar aos profissionais de saúde da região um aperfeiçoamento sobre os Programas Nacionais de Suplementação de Ferro e Vitamina A, através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). O SISVAN é um sistema de informação que visa realizar um monitoramento da situação alimentar e nutricional da população e conseqüentemente identificar precocemente os desvios nutricionais, podendo assim minimizar ou mesmo evitar possíveis agravos. Segundo o Ministério da Saúde, a anemia causada pela ausência de Ferro é um problema nutricional mais importante da população brasileira, com graves conseqüências econômicas e sociais, atingindo todas as classes de renda. O Ministério da Saúde informa ainda que o Ferro é muito importante para reduzir o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso, bem como diminuir o risco de morte materna no parto e no pós-parto imediato; serve também para a melhoria da capacidade de aprendizado da criança assim como para melhorar a resistência às infecções e é essencial para o crescimento saudável. O Programa Nacional de Suplementação de Ferro tem como objetivo promover a suplementação universal de crianças de 6 a 18 meses, gestante a partir da 20ª semana e mulheres no pós-parto. Todas as Unidades de Saúde conformadas à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) distribuem gratuitamente os suplementos de Ferro de acordo com o número de crianças e mulheres que se apresentam dentro do perfil do Programa. Além do suplemento, o Programa oferece através dos profissionais de saúde, orientações sobre alimentação saudável e alimentos ricos em Ferro, com o intuito de prevenir a anemia causada por deficiência de ferro. Em relação à deficiência de Vitamina A, o Ministério da Saúde aponta como sendo a principal causa da cegueira evitável no mundo e também está associada a 23% das mortes de crianças causadas por diarréia. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A também é trabalhado nas Unidades de saúde e visa repor essa deficiência a fim de reduzir a taxa de mortalidade entre as crianças que apresentam doenças como a diarréia e infecções respiratórias agudas. A importância da Vitamina A é vista pelo Ministério da Saúde como um meio considerável de reduzir 23% da mortalidade infantil e de 40% da mortalidade materna assim como é relevante para a redução da gravidade das infecções que causam em especial a infecção respiratória aguda e a diarréia bem como para manter a saúde da visão e dos olhos e é também essencial para o crescimento saudável das crianças. Os profissionais da saúde da Regional de Parnaíba estão ainda mais capacitados para trabalhar com a prevenção e o controle das deficiências nutricionais dos Programas de Suplementação de Ferro e Vitamina A.