O secretário Assis Carvalho determinou ao diretor do Hospital Getúlio Vargas, Noé Fortes, que providencie o plano de trabalho do HGV a ser executado após transferência do Pronto Socorro para o serviço de urgência municipal. O secretário fez isso após as declarações do prefeito de que o Pronto Socorro Municipal funcionará em 2008. “Essa disposição da Prefeitura de Teresina muito nos alegrou”, disse o secretário. “Agora, poderemos ocupar os espaços do pronto socorro do HGV para ampliar as clínicas de referência em alta e média complexidade, que são dever do Estado”, completou. O secretário reforçou ainda que o Estado é parceiro nesta ação para fazer funcionar o Pronto Socorro Municipal. Isso vai desafogar o HGV que está lotado e atendendo acima de sua capacidade. Outra ação governamental que vai auxiliar muito é a transferência do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella para o Hospital Universitário, liberando espaço para os setores administrativos do HGV.