A Regional de Saúde de São Raimundo Nonato, realizou nos dias 02 e 03, 09 e 10 ainda 16 de junho, com carga horária de 40h, o Curso de Formação Iniciada e Continuada nos Programas de Endemais, a exemplo da Doença de Chagas, Dengue e Leishmanisose - Calazar. O curso vinha sendo reivindicado a algum tempo por pessoas que pensam em trabalhar na área da saúde. Toda a programação e material didático ficou sob a coordenação da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Estadual da Saúde. As aulas foram ministradas por técnicos da FUNASA pertencentes ao quadro da regional de saúde. Segundo João Eudes, diretor da regional, os participantes do curso tiveram um ótimo proveitamento, o que muito ajudará quando na participação de concursos públicos, e é claro, estão aptos a assumir com profissionalismo o cargo de agente de endemias. As aulas práticas aconteceram em campo, no município de São Braz do Piauí, uma área com infestação de barbeiros e aedes aegypti, transmissores da Doença de Chagas e Dengue respectivamente. Os alunos fizeram trabalho de visitação à domicílios, captura de vetores, borrifação, entre outras atividades. De acordo com Vânia Ribeiro, uma das alunas do curso e professora, com os conhecimentos repassados durante o curso ela agora pode sonhar em ser uma agente de saúde. “Agora eu sei o verdadeiro papel do agente, da sua responsabilidade para com a saúde da população”, disse. Para Odete de Oliveira, também professora, tudo que aconteceu no curso foi muito importante para o desenvolvimento da atividades de um agente de saúde, e que um dos instrutores orientaram adequadamente desde os procedimentos básicos de um agende até o desenvolvimento das atividades. “Depois do curso, ficou claro a responsabilidade que devemos ter diante da população para com os programas de saúde”, afirmou a professora. O Agente de Endemias é uma das peças principais no controle das doenças, por isso precisa estar preparado e ciente das suas responsabilidades. Os municípios que irão realizar concursos públicos ou que já realizaram devem adotar os cursos de formação iniciada e continuada para estes programas de endemias. A Secretaria da Saúde, através da Coordenação de Vigilância em Sáude Ambiental, via regionais de saúde, podem oferecer o curso sempre que solicitado. “Esse tipo de evento precisa atender aos interesses coletivos das partes, população, município e estado”, declarou João Eudes.