Compreendendo 13 municípios da região sudeste do estado, a regional de saúde de São Raimundo Nonato atingiu nesta primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, uma cobertura vacinal de mais de 86%. A meta para esta região, segundo o Ministério da Saúde, era vacinar 10.864 crianças de 0 a 4 anos de idade. Até o momento já foram vacinadas 9.340, o que equivale a 86,04%. Alguns municípios já encerraram a campanha. Oficialmente esta primeira etapa encerra amanhã, 13. Os municípios tem até o dia 20 de julho para repassar os dados finais ao Ministério da Saúde. A Regional de São Raimundo Nonato, vem trabalhando junto aos municípios que ainda não alcançaram a meta estabelecida, no sentido de que todas as crianças sejam imunizadas, alcançando no mínimo a meta de 95% que é recomendada pelo Ministério. Os municípios de Anísio de Abreu (100,34%), Coronel José Dias (100,42%), Dirceu Arcoverde (103,23%) e Jurema (96,01%) já encerraram as atividades desta primeira etapa. Comparando ao mesmo período do ano de 2006, houve um aumento na cobertura em relação a faixa etária de até um ano, que em 2006 foi de 95,61% e agora em 2007 registra 98,46%. Já na faixa de 1 a 4 anos de idade houve uma pequena redução. Em 2006 o percentual foi de 89,79%, já este ano, o percentual até agora é de 83,33%. Segundo o diretor, João Eudes, a regional está concentrando todos os esforços no sentido de ultrapassar os números de 2006. “Ainda temos alguns dias até o prazo final de repasse dos dados”, disse. João Eudes acrescenta ainda que a região de São Raimundo Nonato, receptora de turistas internacionais, tem um grande compromisso de garantir estratégias especiais para o alcance e manutenção de coberturas adequadas contra a pólio. “Com uma boa cobertura vacinal, dificultamos a disseminação do poliovírus, em caso de uma importação proporcionada pelo fluxo de turistas”, afirma o diretor. A segunda etapa da campanha inicia no dia 25 de agosto, quando acontecerá o DIA D, quando mais uma vez todos os postos de vacina já conhecidos da população estarão abertos. “Essa segunda dose vai é que vai garantir a imunidade frente aos três tipos de poliovírus que podem ser contraídos por crianças menores de cinco anos. A imunidade total e permanente ao vírus da pólio está ao nosso alcance, requer apenas um esforço conjunto da população, ou seja dos pais,tios, avós, irmãos ou responsáveis por nossas crianças de até cinco anos,para que não deixe-os de tomar a vacina”, finaliza João Eudes.