De 20 a 22 de julho acontece em São Raimundo Nonato o Carnaférias. A cidade vai receber milhares de turistas vindos de várias cidades, inclusive de outros estados, para participar da micareta. A secretaria Estadual da Saúde através de sua regional, vai marcar presença e aproveitar para levar informações de saúde aos participantes. Este ano a regional de São Raimundo Nonato buscou junto à secretaria materiais informativos e preservativos para serem distribuídos no corredor da folia. Cerca de 13 mil preservativos foram disponibilizados para estes três dias de festa. Segundo João Eudes, diretor da regional de São Raimundo Nonato, foram repassados três mil preservativos para a organização do bloco FIKI, para que cada folião receba seu abadá com um preservativo. Os outros 10 mil, juntamente com materiais informativos serão distribuídos pelo diretor e sua equipe em pontos estratégicos aos populares presentes no evento. “É importante conscientizar a população sobre as DSTs, e isso se consegue provocando um impacto com a implementação de atividades preventivas”, diz João Eudes. Outra estratégica de informação usada pela regional é a divulgação constante sobre as DST e HIV e métodos de prevenção, por partes das bandas que irão fazer a festa. Segundo o diretor da regional, a secretaria através da coordenação estadual do programa vem trabalhando no sentido de capacitar profissionais de saúde, para que o programa de controle das doenças sexualmente transmissíveis tenha uma atuação positiva. Em qualquer processo de controle de epidemias, os princípios básicos de atenção é ter a preocupação e o trabalho de interromper a cadeia de transmissão, atuando objetivamente nos elos que formam essa corrente, detectando precocemente os casos, tratando os infectados e seus parceiros, e prevenir novas ocorrências, o que se faz por meio de aconselhamento específico, favorecendo a compreensão e o seguimento das prescrições, pois assim se contribui de forma efetiva para a adoção de práticas sexuais mais seguras. Todos os municípios da regional de São Raimundo Nonato trabalham com estratégias de prevenção e controle da transmissão das DST e do HIV, o que se dá por constantes informações para a população em geral e das atividades educativas, priorizando a percepção de risco, as mudanças no comportamento sexual e a promoção e adoção de medidas preventivas com ênfase na utilização adequada do preservativo. “Com o trabalho destes municípios que compreendem a regional de São Raimundo Nonato junto a sua população, podemos dizer que iremos trabalhar com pessoas conscientes, pois todos estes municípios, após se cadastrarem junto ao CTA na Secretaria da Saúde, recebem mensalmente materiais informativos e preservativos e aqueles que ainda não se cadastraram a própria regional repassa a quantidade necessária para a realização de trabalhos de prevenção. “A nossa preocupação é justamente com pessoas que vem de outros estados, que ninguém sabe como é feito o trabalho informativo sobre a doença”, finaliza João Eudes.