Pessoas de qualquer idade estão sujeitas a contaminações. Crianças precisam estar protegidas contra doenças e as vacinas são muito eficazes nessa hora. Mas muitos ignoram que adultos também não podem abrir mão delas. Na Regional de São Raimundo Nonato, é feito diariamente um monitoramento sobre as vacinas que estão em estoques e prestes a vencer, justamente pela dificuldade que os municípios encontram em imunizar a população. Foi detectado, recentemente, um grande estoque de vacinas contra a Hepatite B já existente na rede de frio e reforçado por mais um lote enviado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o diretor da regional, João Eudes, todos os 13 municípios que compreendem a região foram convocados a realizar uma campanha de vacinação na população, que contará com o apoio total de técnicos da regional e divulgação nos meios de comunicação locais. Para o diretor, não é justo que o Ministério da Saúde invista tanto na compra de vacinas e divulgação e a população não entenda que é preciso se imunizar. “Isso causa prejuízos financeiros tanto nos recursos investidos na aquisição do produto como também nos gastos com saúde por termos uma população desprotegida”, afirma. Foi elaborado um calendário para que em cada dia da semana aconteça um grande movimento em um município, no sentido de imunizar toda a população, principalmente os jovens de até 19 anos de idade. Em São Raimundo Nonato, sede da regional, o diretor convidou para uma reunião professores, diretores de escolas, igrejas, presidentes de associações e assentamentos, radialistas, no sentido de promover uma grande campanha de vacinação contra a doença. A Secretaria Municipal de Saúde do município adotou a mesma prática e vem realizando a campanha em colégios, e este mesmo procedimento está sendo adotado nas demais cidades. São várias as situações em que se deve receber a vacina contra a Hepatite B, partindo de menores de um ano de idade, a partir do nascimento, passando por adolescentes, doadores regulares de sangue, profissionais de saúde, presidiários, população de assentamentos e acampamentos, homens que praticam sexo com homens, profissionais do sexo, quem trabalha com alimentos em restaurantes, professores e pessoas que trabalham com crianças, veterinários, criadores e quem lida constantemente com animais. A imunização contra a hepatite B é realizada em três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático. As hepatites virais têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicação das formas agudas e crônicas. A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada DST. A transmissão vertical (materno-infantil) também é causa freqüente de disseminação do vírus. Aproximadamente 5% a 10% dos indivíduos infectados tornam-se portadores crônicos do HBV. Caso a infecção ocorra por transmissão vertical, a chance de cronificação fica entre 70 e 90%. Cerca de 20 a 25% dos casos crônicos com replicação viral evoluem para doença hepática avançada, a conhecida cirrose.