Uma série de problemas históricos foi resolvida na manhã de ontem, 12, em Brasília durante reunião do Ministro José Gomes Temporão, com o Governador Wellington Dias, o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, o secretário de Saúde, Assis Carvalho e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando. Além da garantia da inauguração do Pronto Socorro de Teresina, que acontecerá em maio com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o Ministério garantiu a compensação financeira dos gastos com os pacientes do Maranhão, que chega a 1,4 milhões por mês. Durante a reunião, o Governador falou sobre a importância da abertura do pronto-socorro, destacando a necessidade de cada um fazer sua parte e resolver não apenas os problemas mais imediatos, como também incrementar as outras áreas de atendimento. “Isso é um feito histórico. Depois de dezessete anos, finalmente vamos inaugurar o pronto socorro ou dia 5 ou dia 23 de maio. Além disso, tivemos garantia do Ministério de ampliar o teto de Teresina fazendo uma compensação do atendimento de pacientes do Maranhão, o que garante as condições do funcionamento do pronto-socorro. O Estado já vai repassar a parte de recursos humanos”, disse o governador. Para o secretário Assis Carvalho, a inauguração representa não apenas a melhoria do atendimento de urgência e emergência, mas também um avanço para o Hospital Getúlio Vargas, que poderá ser totalmente readequado para atender os casos mais complexos. “Também é um feito histórico acabar com o estrangulamento do HGV. Não apenas o espaço, como também os seus recursos serão direcionados para o seu fim de direito, que é cuidar da média e alta complexidade”, disse Carvalho. Nesse sentido, o Ministro Temporão também garantiu as verbas para aquisição de equipamentos e reformas que vão transformar o HGV num Centro de Referência de Alta Complexidade. “Nós conseguimos um convênio no valor de R$ 5,3 milhão para algumas áreas do HGV. Agora, o ministro acatou nossa solicitação para mudar o plano de trabalho para poder oferecer serviços novos, que não são oferecidos pelo SUS no Piauí. Com isso, o Hospital vai poder oferecer serviços de Neurocirurgia Endovascular, Cirurgia Vascular Periférica e Cirurgia Cardíaca Endovascular, até então não disponibilizadas em serviços públicos e privados conveniados ao SUS”, ressalta o secretário. Outra boa notícia é a complementação financeira do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí, Prosar, que ficará em torno de R$ 10,8 milhões. “Com a queda do Euro, nós ficamos engessados para dar seguimento às obras do Programa uma vez que o financiamento do Banco Alemão KFW é nessa moeda. Com essa garantia, vamos finalmente entregar as obras que dizem respeito principalmente ao abastecimento de água potável e ao saneamento básico, que está atendendo milhares de famílias no semi-árido piauiense”, explica Assis Carvalho.