O país inteiro ficou assustado com a comprovação de adulteração na composição do leite tipo longa vida, que aconteceu em Minas Gerais há alguns meses. É para monitorar a qualidade desse produto tão consumido entre os brasileiros, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária criou um canal de comunicação para garantir o acesso a informações sobre a qualidade do leite produzido e comercializado no país. O Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite (CQuali–Leite) funcionará no formato de site na internet, tendo um link na página eletrônica do DPDC - Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e vai monitorar o leite tipo UHT, pasteurizado e em pó, incluindo resultados de análises laboratoriais e de verificação de rotulagem. Nesta sexta-feira, a partir das 8h, no auditório do Ministério da Agricultura, a Secretaria Estadual de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária vai realizar Encontro Estadual do Cquali-Leite, que tem por intuito lançar o centro no Piauí. Participarão do evento, técnicos da Anvisa, Vigilância Sanitária Estadual e Municipais, Secretaria da Agricultura do Estado, Ministerio da da Agricultura, Lacen, Universidade Federal do Piauí, Ministério Público, Conselho Estadual de Saúde, Procon entre outros. Mais do que um banco de dados, o Cquali vai garantir o acompanhamento da inspeção e fiscalização da cadeia produtiva do leite, abrangendo a produção, a industrialização e a comercialização do produto, incluindo o resultado de análises laboratoriais e de verificação de rotulagem. “O mais importante é que vamos poder definir critérios de ação, competências na fiscalização do produto, uniformizar as especificações aplicadas e padronizar a qualidade do leite em todo o estado. Como não temos indústrias de leite longa vida, nosso trabalho será de acompanhar o leite tipo pasteurizado, além de estar sempre atualizando as informações sobre condições do leite que consumimos diretamente nos lugares que eles são fabricados”, explica a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.