Planejar é fundamental para se empregar melhor recursos e otimizar ações. Dentro dessa realidade, a Secretaria da Saúde promoveu na manhã de hoje, 17, a abertura do I Encontro Estadual de Planejamento no SUS que pretende reunir todos os prefeitos e sensibilizá-los sobre a importância do planejamento como processo e ferramenta de apoio à gestão do SUS. O evento acontece no Rio Poty Hotel até o final da tarde de hoje. O Planejamento e a Elaboração de Projetos de Cooperação Técnica e Financeira entre o Município, Estado e o Ministério da Saúde, é um dos principais temas que foram abordados durante o encontro que contou com a participação do coordenador geral de planejamento do Ministério da Saúde, Airton Galiciani, falando sobre o processo de planejamento do SUS (PlanejaSus). Os participantes também puderam ouvir as palavras do representante do Fundo Nacional de Saúde, Ney Amorim dos Santos, que orientou os prefeitos sobre a cooperação financeira do Ministério da Saúde. “O Planejamento no campo da saúde representa um grande avanço em direção à melhoria do processo de gestão, organização e direção do sistema de saúde, pois pode possibilitar, dentro da realidade de cada município, a promoção das mudanças necessárias no setor”, afirma a diretora da unidade de planejamento da Secretaria da Saúde, Ana Maria Eulálio, coordenadora do evento. Os prefeitos serão apresentados ao Sistema de Planejamento do SUS/PlanejaSUS e vão também receber informações sobre as possibilidades de captação de recursos financeiros, à luz das Diretrizes do Pacto pela Saúde e acerca de processos e procedimentos para Cooperação Financeira do Ministério da Saúde. O momento vai servir também como um reforço para a saúde. “Esse Encontro é muito produtivo, pois serve para reforçar a saúde em sua base municipal. O objetivo é de que a gente fortaleça exatamente a área de planejamento, onde os municípios poderão organizar seus planejamentos na saúde e em todas as áreas e ainda apresentar os projetos para o Ministério da Saúde”, disse o Secretário da Saúde, Assis Carvalho. O Governador do Estado, Wellington Dias, esteve presente no evento e comentou a importância do mesmo. “Esse planejamento é fundamental para que a gente possa responder as necessidades dos municípios do estado e do governo federal. O governo federal tem hoje uma capacidade de planejamento muito boa, bem como o Estado que melhorou muito a sua capacidade de planejamento e os municípios também. O que nós queremos agora é aperfeiçoar, de modo específico algumas áreas, e a saúde é uma delas. Hoje está sendo feita aqui uma qualificação para 77 municípios, então eu faço um apelo aos prefeitos que não aderiam ao planeja SUS, de que nós precisamos ter todos os municípios engajados, para assim termos mais projetos e canalizar os recursos para aquilo que tem chance de melhorar a nossa região e de cada município” afirmou.