A Regional de Saúde de Parnaíba realizou nessa última sexta-feira, 14, um encontro com os Agentes de Saúde da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, a fim de estabelecer um diálogo com os servidores e pautar as dificuldades das condições de trabalho. Estiveram presentes tanto os agentes descentralizados para os municípios quanto os que são cedidos para Regional. Os agentes de saúde trabalham com visitas domiciliares e com os programas de saúde, como por exemplo: Calazar, Leishmaniose, Dengue e Doença de Chagas. Na reunião várias dificuldades foram apontadas pelos agentes, principalmente a falta de qualificação e o relacionamento interpessoal entre os servidores. Através das questões apresentadas, o papel da Regional é abrir canal com as Secretarias de Saúde Municipais com a finalidade de corrigir e minimizar as dificuldades expostas pelos agentes. De acordo com o Coordenador da Regional, Luis Carlos, a importância desse encontro é a aproximação com todos os agentes de saúde, incluindo os descentralizados, os que estão cedidos à Regional e os do município, na expectativa de melhorar o trabalho nas duas esferas, municipal e federal. “Nada melhor do que fazer com que o trabalho realizado pelos agentes seja desenvolvido de forma satisfatória por todos os lados”, disse. O Coordenador afirmou ainda que cursos de qualificação estão sendo programados pela Regional para serem ofertados aos agentes de saúde e falou também que esse encontro acontecerá a cada três meses, com o objetivo de estar não apenas pautando as dificuldades como também acompanhando o processo de melhora nos resultados. Segundo Armado Lopes, auxiliar de entomologia da FUNASA, o encontro é válido para o bom desenvolvimento do trabalho. “A reunião foi muito importante em todos os aspectos, principalmente na melhoria do relacionamento com os colegas”, declarou. Para Orlando Dias, técnico de entomologia da FUNASA, a oportunidade de discutir as dificuldades foi o principal benefício. “A importância da reunião foi pautar as dificuldades dos servidores do município e da FUNASA e discutir soluções para as mesmas”, falou.