As Secretarias Estaduais de Saúde e de Defesa Civil estão trabalhando juntas para minimizar os efeitos das enchentes no interior do Estado. Na tarde dessa sexta-feira, equipes de saúde serão enviadas para as cidades de Campo Maior e Barras para avaliar a situação e providenciar assistência imediata às famílias desabrigadas. Na reunião, em que participaram os secretários de Saúde, Assis Carvalho e da Defesa Civil, Fernando Monteiro, ficou acertado que a parceria entre as Secretarias será estendida a todos os municípios que precisarem de ajuda. “O governador Wellington Dias determinou que toda a sua equipe trabalhasse dia e noite para minimizar o sofrimento dessas famílias. O Estado está em emergência e vamos fazer o que for preciso, como enviar profissionais de saúde e medicamentos”, garantiu o secretário. O secretário Fernando Monteiro explicou que cerca de cinco mil pessoas em Campo Maior e duas mil em Barras estão desabrigadas devido aos efeitos da chuva. “Só em Campo Maior, mais de quatrocentas famílias encontram-se em abrigos públicos, necessitando urgentemente de medidas preventivas e curativas às doenças transmissíveis pela água, alimentos ou por vetores biológicos”, disse Monteiro. Assis Carvalho ainda reuniu sua equipe para garantir que hospitais e equipes de saúde dos próprios municípios estejam preparados para atender a demanda. “Além das doenças que podem vir com as chuvas, a questão da dengue também é alarmante, principalmente nas últimas semanas de abril e no mês de maio. Vamos providenciar que os hospitais mantenham as salas de reidratação oral funcionando 24h por dia, dando maior atenção às crianças e idosos. Por outro lado, todos os locais devem ser inspecionados e os profissionais devem avaliar os casos mais graves que precisarão de atendimento em Teresina”, explicou Gorete Ferreira, da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde. Ainda hoje os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde devem se reunir com os representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, diretores de Hospitais e Prefeitura para traçar o plano a ser executado imediatamente.