A “Brigada Mata Mosquito”, movimento que faz parte da Campanha “Dengue Aqui Não”, do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde chega a Teresina nesta segunda-feira para fazer um verdadeiro arrastão contra a dengue na capital. Mais de 265 mil casas serão visitadas por cerca de dois mil homens e mulheres da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes de endemias da FUNASA, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e vários outros voluntários e trabalhadores contratados. A Brigada foi iniciada em Teresina com uma solenidade que contou com a presença do Governador Wellington Dias, o secretario de Saúde Assis Carvalho, o deputado Federal nazareno Fonteles, o Comandante da Polícia Militar do Piauí Cel. Francisco Prado, o representante do 25º BC Capitão Trovão, os deputados estaduais Dr. Pinto, Xavier Neto e Flora Isabel, o vice-prefeito de Teresina Elmano Ferrer, as secretárias de Administração Regina Souza e de Assistência Social e Cidadania Gilvana Gayoso, o secretário de Defesa Civil Fernando Monteiro, a diretora da Emgerpi Lucile Moura, o presidente da Fundação Municipal de Saúde João Orlando, além de várias outras autoridades. O governador Wellington Dias explicou que objetivo é definir objetivos claros, traçar estratégias e colocar na prática ações que realmente garantam a redução significativa do número de casos da doença no Piauí. “Nossa maior preocupação é com o próximo ano, já que de acordo com o Ministério da Saúde o Piauí corre o risco de apresentar uma epidemia grave. Por isso estamos fazendo o dever de casa, mobilizando toda a sociedade para garantir o despertar da população para combatermos a doença”, disse o Governador. Ele ressaltou que vai visitar pessoalmente alguns lugares da cidade onde está sendo feito o trabalho. “Vou convidar o prefeito de Teresina para visitarmos locais onde a Brigada está trabalhando para chamar a população para fazer sua parte. Além de agradecer a todas as parcerias públicas e privadas, também quero chamar os meios de comunicação para ganharmos essa guerra”, disse Wellington Dias. O secretário de Saúde, Assis Carvalho chamou atenção para a redução significativa de casos de dengue onde a Brigada já passou. Segundo o secretário, nos 28 municípios onde a campanha passou a redução do número de casos foi de 77,5%. “De janeiro até antes da chegada da Brigada, foram registrados 849 casos nesses 28 municípios. Só nas duas semanas que antecederam a chegada da Brigada totalizaram 129 casos. Após a passagem da Brigada, este número caiu para 29 casos. Isso é a prova de que o trabalho está dando resultado e por isso vamos continuar nessa linha, atuando de forma incisiva e forte em todas as regiões de Teresina e no interior”, garante Assis. O Cel. Prado também ressaltou o trabalho feito pelos 850 homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Nós somos o braço forte do Estado. Já estivemos na 2ª Guerra Mundial e vamos ganhar essa guerra contra o mosquito em todo o Piauí. Toda a PM foi preparada pelos técnicos da Secretaria de Saúde e estamos na rua até quando precisar”, disse Cel. Prado. Além da Secretaria de Saúde e da Polícia Militar, são parceiros da Campanha a Emgerpi, a Coordenadoria de Comunicação do Governo, as Prefeituras por onde a Brigada está passando, além da Assembléia Legislativa, setores do Judiciário e várias organizações não governamentais. Participam da Campanha em Teresina 850 policiais militares e do Corpo de Bombeiros, 60 técnicos da Saúde, 110 agentes de endemias (trazidos do interior para esta operação), 600 trabalhadores da limpeza contratados pela Emgerpi, voluntários de diversas entidades que estão engajados na campanha. São dezenas de parceiros que estão empenhados em fazer um verdadeiro arrastão contra a doença na cidade. Em Teresina a Brigada vai percorrer cada espaço da cidade em onze dias de trabalho.