O secretário Assis Carvalho entregou na manhã de hoje, 05, equipamentos diversos para 23 unidades de saúde da capital e interior. A entrega aconteceu no auditório do Cerest. Os equipamentos somam mais de R$ 3 milhões, investimentos provenientes de vários convênios firmados com a Secretaria Estadual de Saúde. Foram entregues nesta manhã: cadeiras, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, computador, macas, televisores, foco cirúrgico, ventiladores, entre outros materiais. Em Teresina, os hospitais beneficiados são: Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital do Mocambinho, Hospital do Promorar, Hospital do Buenos Aires, Hospital do Satélite. No interior foram beneficiados os municípios de Pedro II, Alegrete, Barreiras do Piauí, Barras, Buriti dos Montes, Floriano, São João do Arraial, Picos, Coivaras, Piracuruca, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Corrente, Hugo Napoleão, Simões, União e Oeiras. A diretora do hospital de Buriti dos Montes, Anailda Silva, destaca que os equipamentos recebidos vão proporcionar mais conforto aos pacientes. “O nosso hospital tinha dificuldades de climatização e com a chegada desses ventiladores poderemos dar mais conforto aos pacientes. As enfermarias por serem forradas, em algumas épocas do ano, ficam bem quentes e abafadas, mas agora vai melhorar bastante”, disse. O Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, recebeu os equipamentos para equipar a UTI. “Há cerca de um ano estávamos funcionando com uma unidade semi-intensiva, e agora com essa UTI poderemos atender melhor aos 28 municípios circunvizinhos. O fortalecimento dos hospitais regionais vai facilitar a regulação dos serviços de saúde”, esclarece a diretora Francisléia Morais. Para o secretário Assis Carvalho, equipar essas unidades fortalece o atendimento básico ao cidadão. “Equipando estas unidades, estaduais e municipais, podemos prestar um melhor atendimento a estes cidadãos. Com esses equipamentos as unidades de saúde passam a ter capacidade para dar mais resolutividade no atendimento aos pacientes”, afirma. Ainda este mês, mais 30 municípios serão beneficiados.