O tabagismo é uma doença epidêmica resultante da dependência à nicotina e classificado pela Organização Mundial da Saúde no grupo de Transtornos Mentais e de Comportamento, que expõe os fumantes a cerca de 4.720 substâncias tóxicas. Dentro dessa realidade, a Secretaria da Saúde tem desenvolvido várias ações de controle do tabagismo. A Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso/Supervisão do Tabagismo, realiza no período de 11 a 15 de agosto, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB (Sala de Ginástica), uma capacitação de profissionais de saúde dos Hospitais Estaduais e da Caixa de Assistência do Banco do Brasil (CASSI), para a Implantação do serviço de Abordagem e Tratamento do Fumante, dentro das normas do Programa Nacional de Controle do Tabagismo que visa eliminar a poluição tabagística ambiental em ambientes fechados, bem como reduzir a prevalência de fumantes. Os principais alvos são instituições públicas e privadas, seus profissionais e clientes. O Programa está dividido em duas grandes frentes: Ambientes de Trabalho Livres do Cigarro e Abordagem e Tratamento do Fumante. Promover ambientes livres de fumo é uma ação importante para a saúde da população que tem respaldo na Lei Federal nº 9294/96 que proíbe fumar em ambientes fechados. A Secretaria da Saúde promoveu em todo o Estado do Piauí no período de outubro de 2007 à julho de 2008, oficinas para a Implantação de Ambientes Livres de Fumo, onde o público-alvo foram profissionais de saúde, educação, vigilância sanitária, membros dos conselhos municipais de saúde e profissionais da justiça. Os resultados apontam 137 municípios contemplados; 723 profissionais capacitados; 93 estabelecimentos fechados visitados, além de campanhas educativas permanentes. Engajada no propósito de reduzir a prevalência de fumantes e de mortes por doenças causadas pelo tabagismo, A Secretaria da Saúde, implantou em novembro de 2007 o 1º serviço de Abordagem e Tratamento do Fumante, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Piauí. O serviço funciona no Hospital Universitário. Além do curso iniciado hoje na AABB, a Secretaria da Saúde vai levar o tema do tabagismo para as Unidade de Saúde Ambulatorial e Hospitalar da Macrorregião de Parnaíba, no período de 26 à 29 de agosto, envolvendo os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Buriti dos Lopes e Cocal; e em Picos, no período de 09 à 12 de setembro, para os municípios de Picos, Jaicós, Paulistana, Simões e Fronteiras. Mesmo com todas a ações já realizadas e os resultados alcançados, Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso/Supervisão de Tabagismo ainda visa envolver uma quantidade maior de pessoas e gestores municipais e estaduais no combate do tabagismo e isso será realizado através da inclusão do Programa como pauta da agenda dos municípios e das regiões de saúde, e do apoio e monitoramento à implantação do Programa de Controle do tabagismo nos municípios. No Brasil, ocorrem em média 200 mil mortes/ano em conseqüência do tabagismo e estima-se que haja 25 milhões de fumantes no nosso país. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde (Vigitel, 2006), o estado do Piauí em 2006 foi a capital do nordeste que apresentou o maior número de fumantes adultos(18,3%).Apesar desse percentual ter diminuído para 17% em 2007, este quadro denota a necessidade de intensificação das ações de prevenção. São parceiros da Secretaria de Saúde nas ações de controle do tabagismo: Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria da Educação, Hospital Universitário, Fundação Municipal de Saúde, Funcor, Fórum do Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí, e Conselho Estadual de Saúde.