O Instituto Nacional de Câncer (INCA) abrirá inscrições para o Processo Seletivo 2009, de 1º de setembro a 19 de setembro. São 178 vagas para quem pretende ingressar, em 2009, em um curso nas áreas de Ensino Médico, Enfermagem, Grandes Áreas de Ensino da Saúde e 34 vagas a serem distribuídas regionalmente para o Nível Técnico. Os editais e os formulários eletrônicos para inscrição estarão disponíveis no site www.inca.gov.br. A capacitação de recursos humanos em Oncologia para o SUS, nas diversas áreas de atenção à saúde, é uma das principais atribuições do Instituto no controle do câncer e em atendimento a uma das prioridades da Rede de Atenção Oncológica (RAO). Para o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, “é preciso formar profissionais competentes e comprometidos com a atenção oncológica desde a promoção à saúde até a oferta de cuidados paliativos”. No ensino da Cancerologia, iniciado há mais de 70 anos na instituição, são oferecidos atualmente cursos de aperfeiçoamento, especialização, visita de observação, residência, mestrado e doutorado, em áreas específicas. Os programas são realizados para Ensino Médico, Enfermagem, Nível Técnico e nas chamadas Grandes Áreas de Ensino da Saúde, que englobam psicologia, serviço social, odontologia, farmácia hospitalar, física médica nas áreas de radiodiagnóstico e radioterapia, nutrição, patologia clínica, engenharia clínica e fisioterapia. No processo seletivo do ano passado foram registradas 1071 inscrições. Com o objetivo de alinhar cada vez mais profissionais, individualmente e em equipes, para aperfeiçoar o atendimento no SUS, o INCA se preocupa em formar técnicos de várias regiões para que eles possam replicar o conhecimento em suas cidades. Principalmente no nível técnico, onde a importância da regionalização das vagas é importante para atender a toda a Rede de Atenção Oncológica. Para os cursos de qualificação como o de Citologia na Prevenção do Câncer do Colo do Útero, há três vagas para cada uma das cinco regiões brasileiras. Já para o Curso de Técnicas de Serviços de Anatomia Patológica, cada uma das regiões tem uma vaga e para o Curso de Especialização de Nível Técnico em Radioterapia, duas vagas. Para se candidatar a vagas nos cursos de qualificação, os interessados devem se inscrever diretamente nas secretarias estaduais de Saúde, onde passarão por um processo seletivo, em três etapas. As provas são aplicadas nos locais de origem dos candidatos. Nas regiões em que não houver aprovados, as vagas serão redistribuídas para outra em que existam classificados. O INCA oferece a cada candidato aprovado uma bolsa de estudos no valor de R$ 638, 81.