A coordenação estadual de atenção a saúde da mulher está com a agenda cheia para o mês de setembro. É que a mesma está organizando uma série de eventos com treinamentos, supervisões e orientações que vão envolver 11 municípios do Piauí. São eles: Picos, Floriano, Nazaré do Piauí, Oeiras, São Francisco do Piauí, Floresta do Piauí, Aroeira do Itaim, Amarante, Rio Grande do Piauí, Santo Inácio do Piauí e Valença. Equipes da coordenação estão mobilizadas para visitar aquelas localidades no período de 04 a 26 deste mês. As gerências regionais de saúde vão receber anticoncepcionais e kits do pré-natal (aparelhos de pressão, estetoscópio e fita métrica) para acompanhar o desenvolvimento da gestação nas secretarias municipais e maternidades. “O objetivo principal do evento é garantir que todas as mulheres possam com a prevenção, ter a saúde em dia e se precisarem, o devido cuidado e apoio”, disse a coordenadora estadual de atenção à saúde da mulher, Auzeni Moura Fé. O trabalho das parteiras ainda é muito comum no interior do Piauí, principalmente na zona rural, quando o deslocamento da gestante para a cidade se complica, e por isso, também irão receber orientações. “As mães confiam muito no procedimento delas, ainda que não possuam conhecimento técnico, a experiência inspira a segurança. O treinamento não é para ensinar as parteiras a fazer partos, mas orientá-las a melhorar ainda mais o atendimento às parturientes e bebês, como por exemplo, lidar em situações mais complicadas e quanto à vacinação”, explicou. Ao todo 100 parteiras devem participar do treinamento em cinco macrorregiões do Piauí. O evento visa ainda supervisionar e monitorar o funcionamento de Sistema Pré-natal e Siscolo e a investigação dos óbitos de mulheres em idade fértil, com o treinamento adequado aos profissionais dos municípios participantes. Veja a programação abaixo: Treinamento para parteiras tradicionais nas macrorregiões Picos – 05 e 06/09/08; Floriano – 19 e 20/09/08. Supervisão e monitoramento do Sispré-natal e Siscolo e do processo de investigação dos óbitos de MIF’s/ materno com treinamento em serviço nos municípios Nazaré do Piauí – 09 e 10/09; São Francisco do Piauí – 11 e 12/09; Floresta do Piauí – 16 e 17/09; Rio Grande do Piauí – 18 e 19/09; Santo Inácio do Piauí – 23 e 24/09; Aroeira do Itaim – 25 e 26/09. Entrega os anticoncepcionais do 2º trimestre e kit’s do pré-natal da GRS’s Amarante, Valença, Oeiras e Picos – 23 e 26/09/08.