Mais de 70 municípios estão reunidos com a Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde para disctir e avaliar os programas de saúde executados em 2007 e 2008. O evento, que teve início hoje e vai até o dia 19 de setembro, foi dividido em duas etapas: a primeira é uma discussão para avaliação dos programas de vigilância em saúde e um seminário voltado para os gestores e executores em saúde do estado e dos municípios. Os principais objetivos são a avaliação de programas de vigilância bem como atenção básica executados nos municípios. A segunda etapa é um seminário onde será feita a Pactuação da Programação das Ações de Vigilância em Saúde, onde os municípios se comprometerão entre si e com o estado para o cumprimento dos parâmetros e metas dos programas estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A gerente de vigilância em Saúde, Maria Veloso fala das demais abordagens do evento. “Trata-se de um evento conjunto que envolve a pactuação da área em vigilância em saúde – PAVS. Além disso, estaremos apresentando a proposta do ANQ no seminário, ou seja, a implantação da qualidade do atendimento do PSF. São dois eventos em que a clientela interessada é a mesma e é um instrumento de importância para a gestão dos municípios que devem se comprometer através de um documento a cumprir todas as metas de todos os programas realizados”. Deverão participar os secretários municipais de saúde, enfermeiras coordenadoras do PSF e supervisores de endemias de cada município. O sanitarista representante da secretaria de Batalha, Carlos Barros atesta a importância do evento. “O evento consolida um pacto federativo, onde município, estado e Ministério da Saúde buscam a integração das informações de saúde e tudo que ocorre dentro do país, especificamente de cada município, nas áreas de mortalidade, nascimento, atenção a saúde, vigilância a saúde, etc.” Fazem parte da programação a Avaliação do Pacto pela Vida- 1º Semestre 2008; Avaliação da PAP 2007; Seminário de Pactuação da Programação das Ações Vigilância em Saúde- PAVS 2008/2009. O evento será no Hotel Cabana, no bairro Lourival Parente nos dias 17, 18 e 19 de Setembro em Teresina.