O secretário de Saúde, Assis Carvalho, viaja amanhã, 18, para o Canadá onde vai participar do lançamento do Projeto de Fortalecimento da Ação Primária em Saúde no Brasil e Canadá. O projeto vai atender a princípio, os estados do Piauí, Maranhão, Alagoas e Paraíba. O Canadá é referência no atendimento à atenção primária em saúde. “É muito importante essa parceria, pois trocar experiências com países bem sucedidos no atendimento à saúde primária é relevante para o Brasil, também por tratar a saúde de forma preventiva”, disse Assis Carvalho. Em outubro, o Piauí sediou o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária à Saúde, uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde, Universidade de Toronto (Canadá) e Secretarias Estaduais de Saúde do Piauí, Maranhão, Paraíba e Alagoas. O curso de 80 horas-aula capacitou 40 técnicos de níveis estadual e municipal, que tinha como o objetivo o fortalecimento da saúde, desenvolvimento da equipe técnica de monitoramento e avaliação dos indicadores em saúde, identificar os problemas e propor soluções e metodologias para enfrentar os desafios da atenção primária à saúde.