A secretaria estadual de Saúde realizou no último sábado, 15, um evento que antecede as atividades do Dia Mundial de Combate à AIDS, e comemorações dos 100 anos de Umbanda no Brasil. Quase 40 terreiros e membros da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde estiveram reunidos com objetivo de discutir formas de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis. O evento aconteceu na Tenda Espírita Santa Bárbara, localizada no bairro Santo Antônio, zona sul de Teresina. Segundo o coordenador estadual de DST/AIDS, George Cavalcante, a idéia é formar uma comissão inter-religiosa para o combate essas doenças no Piauí. “Esse projeto é uma parceria com a rede de cultos afro brasileiros em saúde do Piauí e do Maranhão para fortalecer o diálogo entre os terreiros e para manter a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, e ainda levar a proposta de diálogo com as outras religiões e constituir uma comissão inter-religiosa para combater a essas doenças no Estado”. “No Maranhão, disponibilizamos alguns dos serviços básicos de saúde, inclusive testes para detectar HIV e outras DST’s com o apoio das secretarias municipais e estadual”, afirmou Luzimar Brandão, coordenadora da rede religiões afro-brasileiras e saúde do estado do Maranhão. O objetivo da parceria com as religiões de matriz africana é o acolhimento, a tolerância com as diversidades sexuais e o trabalho já realizado por organizações de religiões afro-brasileiras em levar os serviços de saúde para aquelas pessoas que tem pouco acesso, com o apoio das secretarias municipais e estadual de Saúde. A mãe de santo, Eufrazina de Iansã, falou sobre a importância desse evento para as religiões afro brasileiras. “Esta parceria com a secretaria de Saúde é muito importante para nós, pois juntos estamos nos empenhando para combater as DST’s e estamos aqui para somar forças com mais 38 terreiros convidados para esse grande evento, em comemoração aos 100 anos da Umbanda no Brasil”, afirmou a mãe de santo, que é líder da tenda espírita de Santa Bárbara.