A convite da Prefeitura de Esperantina, uma equipe da Secretaria da Saúde fez, no sábado, 22, uma visita técnica à maternidade municipal da cidade, que permanece fechada desde 2005, um ano depois da sua inauguração. O prédio onde funcionava a Maternidade é utilizado hoje pela área administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. “O objetivo é iniciar a criação de condições para colocar a Maternidade de novo em funcionamento”, disse Albano Amorim, superintendente de Atenção Integral à Saúde que participou da visita com o superintendente de Organização do Sistema de Saúde das Unidades de Referência Eucário Monteiro, o diretor de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita, e o diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Passos. Técnicos das secretarias estadual e municipal vão fazer um levantamento da situação e apresentar um relatório para a prefeitura municipal de Esperantina e o governo do Estado, até o dia 10 de dezembro. Muitos equipamentos, instalados há quatro anos, não foram sequer utilizados. “Com a reativação da Maternidade, o atendimento às gestantes passará a ser ampliado. O que hoje é feito hoje somente pelo hospital estadual Júlio Hartman também poderá ser feito pela maternidade e em uma estrutura bem mais moderna e melhor aparelhada”, finaliza Amorim.