Aconteceu na manhã de hoje, 01 de dezembro, o segundo encontro a respeito da Educação Permanente, discutido pelo Coordenador Narcízio Chagas e por representantes de várias entidades como Universidades, Conselho Municipal de Saúde, Sindicato, Pastoral da Criança e Regional de Saúde de Parnaíba. A reunião aconteceu no auditório da Regional de Saúde e teve como objetivo principal discutir com as instituições sobre o processo de criação da Comissão de Integração de Ensino e Serviço que deverá ser composta por atores sociais que têm interesse em participar na pactuação do plano de trabalho para 2009. A Educação Permanente em Saúde é uma proposta do Ministério da Saúde como sendo uma estratégia de transformação das práticas de formação, de atenção, de gestão, de formulação de políticas, de participação popular e de controle social no setor da Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, ela pode ser entendida como aprendizagem-trabalho; é feita a partir dos problemas enfrentados no cotidiano das pessoas e das organizações e tem como proposta qualificar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde – SUS. De acordo com o coordenador da Educação Permanente da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, Narcízio Chagas, as expectativas são boas em relação à criação da Comissão de Integração de Ensino e Serviço, pois vai facilitar as relações interinstitucionais que é um ponto fundamental para a compreensão de uma saúde mais ampla e não apenas de assistência, mas de prevenção e promoção da saúde e da relação dessa estrutura com os demais segmentos, como a assistência social, educação, desenvolvimento econômico, entre outros. “Nossas expectativas são positivas porque a saúde vai se adequar à lógica de desenvolvimento do governo, devendo estabelecer uma relação intersetorial com as outras políticas públicas de desenvolvimento do Estado que são fundamentais para qualidade de vida do cidadão”; declarou.