Crianças matriculadas no ensino regular e adultos dos programas de alfabetização têm tido dificuldades de aprendizagem e até mesmo desistido da escola devido a problemas na vista. Para resolver isso, o Governo do Estado iniciou esta semana, em Guaribas, os mutirões de oftalmologia para identificar problemas de visão e resolvê-los. O primeiro mutirão aconteceu nesta sexta-feira, 12, onde cerca de 350 adultos e crianças foram examinados por oftalmologistas. A atividade foi coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde, com apoio da EMGERPI, secretarias estadual e municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde. “Nosso objetivo é ajudar estudantes de todas as idades a melhorar sua aprendizagem e ter uma qualidade de vida melhor”, disse o secretário de Estado da Saúde, Assis Carvalho. Laurícia Pereira, nove anos, faz a segunda série na escola pública em Guaribas. “Ela sente dores de cabeça e os olhos lacrimejam quando ela lê”, relatou Aurenildes Pereira, mãe da menina, na consulta ao oftalmologista. O médico indicou óculos. O mesmo resultado teve o lavrador Isaias Alves. “Nem sei quando foi a última vez que eu fui a um médico. Há muito tempo eu tenho problema no meu olho esquerdo e agora vou poder usar óculos pra trabalhar melhor”, disse. Como Laurícia e Isaías, mais de 200 pessoas receberam o diagnóstico de que precisarão usar óculos. E mais 12 ficaram sabendo que precisarão fazer cirurgia de catarata. Marina Silva, Raul Correia, Adão e Artur Rocha são idosos acima de 70 anos de idade. Eles eram os primeiros da fila na escola onde aconteceu o mutirão. Os quatro precisam fazer cirurgia. “Estou enxergando muito pouco agora. Tomara que eu volte a enxergar bem de novo”, espera Marina. Desde novembro, técnicos da Saúde fazem triagens para identificar as pessoas que apresentam problemas de vista. Os selecionados na triagem foram atendidos pelos oftalmologistas. Agora, as secretarias de Saúde me Educação vão providenciar a compra dos óculos e as cirurgias. “Uma segunda etapa do mutirão deve acontecer ainda este ano para completar 100% de atendimento às pessoas selecionadas na triagem”, explicou Albano Amorim, superintendente estadual de Atenção Integral à Saúde. Por Antonia Dias É o segundo mutirão de que o médico oftalmologista João Batista participa este ano. Ele estava em evento semelhante promovido pelo Governo e a Federação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), no município de Caraúbas, no início do ano, onde a Secretaria de Saúde examinou os pacientes e identificou os problemas e a Fenae ficou responsável por providenciar os óculos. “As crianças vão se beneficiar, pois serão corrigidos alguns problemas que estão atrapalhando seu rendimento escolar”, disse.