A Poliomielite foi o assunto abordado na manhã de hoje, 17, em solenidade que reuniu prefeitos e representantes do Governo do Piauí. O objetivo era mobilizar os municípios para alcançar as metas da vacinação contra a doença nesta 2ª etapa, que acontece no próximo dia 22 de agosto. O encontro foi promovido através de uma parceria entre as secretarias estaduais da Saúde e Inclusão da Pessoa com Deficiência. Na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que encerrou em 31 de julho, o Piauí alcançou uma cobertura de 92%, sendo que 78 municípios alcançaram ou ultrapassaram a meta. Mas os números não são animadores, tendo em vista que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar, no mínimo, 95% da população de 0 a 5 anos. No Piauí, 301.308 crianças devem receber a segunda dose da vacina. A secretaria da Saúde pede mais empenho dos prefeitos para o sucesso da Campanha nesta segunda etapa.“Precisamos abraçar com muita força esta campanha, que é tão importante para a saúde das nossas crianças. O pai e a mãe de cada uma delas precisa ter a consciência e a responsabilidade de estar levando os seus filhos para serem vacinados, pois a saúde delas no futuro, depende dessas gotinhas”, alertou o secretário estadual da Saúde, Assis Carvalho. O Estado já não registra casos de pólio desde 1990 e, apesar desse resultado, as vacinas devem continuar nas ações de saúde. ”Não podemos relaxar, essa ação é em favor da vida dessas crianças”, lembrou o vice-governador Wilson Martins. Durante a reunião foram apresentadas peças da campanha publicitária, cujo tema é “Segunda dose da vacina contra paralisia infantil. Toda criança de 0 a 5 anos tem que ser vacinada.” “É uma doença que mutila, mata, e por isso, precisamos evitá-la. Este é um mutirão contra a Pólio”, disse o presidente da APPM, Francisco Macedo. O Piauí conta com 2.800 postos de vacinação e mais de 8 mil profissionais empenhados em vacinar as crianças contra a paralisia infantil.