As secretarias estaduais da Saúde, Meio Ambiente e Cidades estão preparando a 1ª Conferência Estadual em Saúde Ambiental, cujo tema é “Saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta – construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. Trata-se de um movimento deflagrado em nível nacional, devidamente aprovado pelos conselhos nacionais de saúde, meio ambiente e das cidades. Amanhã, 28, acontece a etapa macro regional dos três territórios de desenvolvimento sustentável – Entre Rios, Carnaubais e Vale do Rio Sambito – que compõem 63 municípios. O evento será realizado em Teresina, no Complexo Cultural 4 de Setembro (antigo Clube dos Diários), a partir das 8h. “A Conferência é importante, pois procede a uma ampla discussão nos segmentos da sociedade nos três níveis de governo, com vista a discutir os problemas ambientais e formular propostas para a construção da política Nacional de Saúde Ambiental”, destacou o coordenador estadual de vigilância ambiental, Inácio Lima. Como guia de aprofundamento dessas questões, a Conferência abre espaço para que a população, através dos segmentos representativos, desperte atenção para os fatores determinantes das condições de saúde oriundos do meio ambiente – terra, água e ar, assim como atenção às zoonoses e aos fatores de risco biológicos, conhecidos como os vetores de importância de saúde pública por serem potenciais agentes de transmissão de doença como: dengue, malária, chagas, leishmaniose, entre outras. Simultânea a esta etapa macro regional, acontece também uma outra em Floriano, com os municípios pertencentes aos territórios de desenvolvimento sustentável - Vale dos Rios Itaueiras e Parnaíba e Tabuleiros do Alto Parnaíba.