No auditório do Clube dos Diários, delegados de 63 municípios dos três territórios de desenvolvimento sustentável – Entre Rios, Carnaubais e Vale do Rio Sambito – discutem temas relacionados a Saúde Ambiental. O evento é uma realização das secretarias estaduais da Saúde, Meio Ambiente e Cidades e faz parte da preparação para a 1ª Conferência Estadual em Saúde Ambiental, cujo tema é “Saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta – construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. Trata-se de um movimento deflagrado em nível nacional, devidamente aprovado pelos conselhos nacionais de saúde, meio ambiente e das cidades. Aproveitando o lema da campanha “Saúde e Meio Ambiente, vamos cuidar da gente” o representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Amorim, disse que este é um momento de discutir os problemas de saúde que são causados pela ação degradante do homem em relação ao meio ambiente. “As mudanças climáticas, as enchentes, o desmatamento, tudo isso transforma o meio ambiente, e consequentemente, influencia também na área da saúde”, disse. “A Conferência é importante, pois procede a uma ampla discussão nos segmentos da sociedade nos três níveis de governo, com vista a discutir os problemas ambientais e formular propostas para a construção da política Nacional de Saúde Ambiental”, destacou o coordenador estadual de vigilância ambiental, Inácio Lima. O coordenador regional da Funasa, Paulo Roberto, falou que os investimentos em saneamento básico, moradias e abastecimento de água, são importantes formas de prevenção de doenças relacionadas ao meio ambiente. Como guia de aprofundamento dessas questões, a Conferência abre espaço para que a população, através dos segmentos representativos, desperte atenção para os fatores determinantes das condições de saúde oriundos do meio ambiente – terra, água e ar, assim como atenção às zoonoses e aos fatores de risco biológicos, conhecidos como os vetores de importância de saúde pública por serem potenciais agentes de transmissão de doença como: dengue, malária, chagas, leishmaniose, entre outras. Simultânea a esta etapa macrorregional, acontece também uma outra em Floriano, com os municípios pertencentes aos territórios de desenvolvimento sustentável - Vale dos Rios Itaueiras e Parnaíba e Tabuleiros do Alto Parnaíba.