Por recomendação do Ministério da Saúde, uma comissão da secretaria municipal de Saúde de Timon (Maranhão) vai visitar amanhã, 03, as dependências da Maternidade Evangelina Rosa. É que a Instituição teve reconhecimento através da Política Nacional de Humanização do MS pelos trabalhos desenvolvidos no local. A visita será às 15h. Com o reconhecimento, a Maternidade passa a ficar disponível a visitas de outros estados para conhecer o seu funcionamento. “Essa é a primeira visita que recebemos e estamos contentes com esse reconhecimento do Ministério da Saúde, pois sabemos que é de grande importância para o Piauí”, disse o diretor da Maternidade, Francisco Passos. Cinco hospitais piauienses foram destaques durante o 2º Seminário Nacional de Humanização do SUS, realizado no início do mês de agosto, em Brasília. Eles receberem menção honrosa pelos trabalhos de humanização desenvolvidos nas instituições. Dentre os melhores está o da Maternidade Dona Evangelina Rosa. O projeto premiado tem como título “Uma Trajetória de Humanização na Maternidade Dona Evangelina Rosa”, criado por uma equipe da câmara técnica de humanização do local. Os outros quatro hospitais contemplados com o título foram: Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Hospital Areolino de Abreu e o Hospital Infantil Lucídio Portella. Cerca de 450 trabalhos foram inscritos em todo o Brasil, no entanto, apenas 54 escolhidos como Uos melhores. A Maternidade Dona Evangelina Rosa apresentou o trabalho priorizando ações de gestão democrática, a ambientação, sensibilização e capacitação dos colaboradores, visando a melhor qualidade no atendimento aos usuários do SUS. “Esse trabalho trouxe uma importância muito grande, pois através dele, a Maternidade tornou-se referência nacional em humanização, mostrando que é uma instituição de saúde pública que coloca a política de humanização em prática”, ressaltou Lourival Filho, um dos elaboradores do projeto. Entre as ações que mostrara resultados positivos estão - a Criação da ouvidoria, que possibilita a comunicação de queixas, elogios e sugestões pelos usuários e, conseqüentemente, a melhoria dos serviços prestados; Reforma da ambiência das portas de entrada (recepção e admissão), UTI adulto, UTI neonatal, climatização de todas as alas, reforma do refeitório, reforma do SAME, reforma das áreas lavanderia e SAMVVIS (Serviço de Atenção à Mulheres Vítimas de Violência Sexual); Qualidade na informação e atendimento prestado ao usuário, utilizando-se o acolhimento com classificação de risco e Melhor comunicação e motivação profissional.