O reconhecimento da Maternidade Dona Evangelina Rosa como um dos hospitais bem sucedidos no atendimento da Política Nacional de Humanização já está dando frutos. Na tarde dessa quinta-feira (4), uma equipe composta por vários segmentos da Secretaria Municipal de Saúde de Timon (MA) foram conhecer as atividades que deram certo na Maternidade e a fizeram destaque no 2º Seminário Nacional de Humanização do SUS, realizado em Brasília mês passado. Para o secretário de Saúde de Timon, essa troca de experiência é importante para orientar a implantação da Política Nacional de Humanização no município. “Essa troca de experiência vai ser muito importante para nos orientar e até para ver como vamos começar nosso trabalho”, disse Neiva Neto. Pelo menos 12% dos cerca de mil partos feitos por mês na Maternidade são do Maranhão, o que comprova que a parceria deve continuar. “É muito importante que nós possamos passar nossa experiência e mostrar nosso compromisso com o bem-estar dos pacientes. Investimos em gestão participativa, ambiência que é a iniciativa de dar qualidade ao ambiente de trabalho e acolhimento. Hoje desde o zelador até o médico mais especializado sabe da importância de ser sensível ao momento de fragilidade da mulher”, disse Francisco Passos, diretor da Maternidade. Entre as ações que mostraram resultados positivos na Maternidade estão - a Criação da ouvidoria, que possibilita a comunicação de queixas, elogios e sugestões pelos usuários e, conseqüentemente, a melhoria dos serviços prestados; Reforma da ambiência das portas de entrada (recepção e admissão), UTI adulto, UTI neonatal, climatização de todas as alas, reforma do refeitório, reforma do SAME, reforma das áreas lavanderia e SAMVVIS (Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual); Qualidade na informação e atendimento prestado ao usuário, utilizando-se o acolhimento com classificação de risco e Melhor comunicação e motivação profissional. De acordo com o diretor, as iniciativas não vão parar por aí. “Estamos sempre buscando melhorar nosso atendimento. Agora vamos fazer algumas modificações que vão permitir o acompanhamento das pacientes ela família no momento do pré-parto. Também faremos uma reforma no centro cirúrgico. A humanização é um compromisso diário”, garantiu Francisco Passos. Cinco hospitais piauienses foram destaques durante Seminário Nacional. Dentre os melhores está o da Maternidade Dona Evangelina Rosa. O projeto premiado tem como título “Uma Trajetória de Humanização na Maternidade Dona Evangelina Rosa”, criado por uma equipe da câmara técnica de humanização do local. Os outros quatro hospitais contemplados com o título foram: Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Hospital Areolino de Abreu e o Hospital Infantil Lucídio Portella.