Amanhã, 12, é dia de vacinação contra Raiva Animal. A data marca o lançamento da Campanha Nacional contra a doença, que acontece até o dia 31 de outubro. No Piauí, a meta é vacinar 426.726 cães e 185.738 gatos. O Ministério da Saúde estabelece que pelo menos, 80% da meta seja alcançada durante a Campanha. Ano passado, o Estado conseguiu uma cobertura vacinal de 83,07%, superior ao recomendado pelo MS. A secretaria Estadual da Saúde fez a distribuição de todos os insumos necessários (vacinas, seringas, agulhas e comprovantes de vacinação) para as coordenações regionais de Saúde do Estado, responsáveis pelo repasse aos municípios. Este ano a Campanha tem uma novidade - a introdução de vacinas produzidas em cultivo de células. “Essas vacinas conferem maior imunogenicidade e proteção mais duradoura, reduzindo-se a dose para 1ml. Ela vai melhorar a efetividade da vacinação sem ocorrência de reações adversas aos animais vacinados”, explicou o coordenador estadual de vigilância ambiental em Saúde, Inácio Lima. O Piauí não apresenta caso de raiva humana desde o ano de 2001. O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella tratou um caso específico da doença este ano, mas que foi adquirido no Estado do Maranhão. Quanto à raiva animal, no período de 2003 a 2008, o Estado confirmou 87 casos da doença. A secretaria estadual da Saúde está mobilizando toda sua estrutura, com o funcionamento normal das 17 gerências regionais de saúde, interagindo com os municípios e acompanhando os dados parciais durante a Campanha.