Para João Leandro Alves, de 91 anos, o sábado foi de muita alegria. Aluno do programa de alfabetização de jovens e adultos, ele foi um dos alunos atendidos pelo programa Olhar Brasil. Segundo seu João, há alguns anos ele tinha dificuldades em ler devido a problemas na visão que foram detectados pelo programa. Hoje ele recebe os óculos devidamente recomendados pelo oftamologista e fala da alegria de poder enxergar direito novamente e poder fazer as coisas que mais gosta: ler e tocar violão. “Quando o médico veio me consultar, ele perguntou a minha idade e se eu já tinha usado óculos. Eu disse que, até aquele dia, ainda não. Mas que já estava sentindo dificuldades em enxergar, pois estava ficando com a vista cansada. Com os óculos agora vai ser bom, pois eu vou poder ler o quanto quiser,” afirmou empolgado o trabalhador rural aposentado. Além de João, outros 238 alunos que fazem parte do Brasil Alfabetizado receberam óculos do Olhar Brasil neste sábado, 03, na cidade de Santa Luz (a 453 km ao sul de Teresina). Segundo o prefeito da cidade, José Lima, “a equipe da prefeitura junto com os técnicos das secretarias da Saúde e Educação fizeram um excelente trabalho. Nós queremos chegar ao final do nosso mandato com a erradicação do analfabetismo em nosso município e isso está acontecendo,” afirmou o prefeito. Para a aposentada Sebastiana Soares Costa, 63 anos, era um sacrifício tentar estudar antes de ser atendida pelo programa, pois os olhos lacrimejavam e a vista ficava embaçada, dificultando assim a leitura. Depois que foi atendida pelo Olhar Brasil está continuando com os estudos. “Antes era uma luta pra ler, os olhos ficavam cheios de água e as letras se misturavam, eu ficava tentando ler e não conseguia, mas agora com estes óculos eu tenho fé em Deus que eu vou continuar lendo e aprendendo cada vez mais,” disse a aposentada.