Preparar os municípios para conhecer e trabalhar com riscos em Vigilância Sanitária, especialmente no que se refere ao ambiente, produção, condições de trabalho, comercialização e serviços de saúde. Esse é o objetivo do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde através da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária, DIVISA. O curso, que segue durante toda essa semana, no auditório da Divisa, é destinado para sessenta municípios que pactuaram o piso estratégico com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. São cerca de cem técnicos, que até abril do próximo ano vão receber capacitação para atuar em média e alta complexidade nos seus municípios. “Esse curso é muito interessante porque prova que os entes federados podem atuar em conjunto. Nesse caso, o Governo Federal lança a política, o Estado desenvolve e executa e os municípios participam. O Piauí optou por um modelo muito interessante de fazer a descentralização de fato, transferindo conhecimento para os municípios”, disse o gerente de Risco em Alimentos da ANVISA, Diana Carmem. De acordo com a diretora da Divisa, Tatiana Chaves, o curso vai proporcionar aos técnicos conhecimentos na área de inspeção em Vigilância Sanitária em Alimentos, Medicamentos, Sangue e Hemoderivados, Radiodiagnóstico, Odontologia e Serviços de Saúde. “Os municípios que pactuaram o piso estratégico proposto pelo Ministério da Saúde vão participar do curso, que vai garantir vigilâncias sanitárias bem mais atuantes, uma vez que terão conhecimento técnico necessário para atuar em diversas frentes, garantindo mais segurança e saúde a população”, destaca a diretora. No interior, o impacto do curso será imediato. “Sem dúvida vai ser de extrema importância para nós porque nos dá segurança nas ações e nos prepara para agir em vários casos, preservando a saúde da população. Agora vamos ter conhecimento para desenvolver ações efetivas de vigilância sanitária nos nossos municípios”, ressalta Lívia Rego, coordenadora da Vigilância Sanitária de Oeiras. Para a capacitação foram formadas três turmas, cada uma com 35 alunos. O curso será em nível de aperfeiçoamento, com carga horária de 180 horas, estruturado em 04 (quatro) módulos de 40h/a teórico-prática. Para o curso, a ANVISA destinou R$ 300 mil e a Secretaria Estadual de Saúde mais R$ 80 mil. Os participantes receberão diárias para garantir alojamento e as refeições, além de terem disponíveis toda logística, inclusive o material necessário. A Capacitação conta com o apoio do Conselho Estadual de Secretários de Saúde e da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais.