Para avançar no processo de planejamento de ações de saúde e assim melhorar a qualidade do serviço prestado à população, foi firmado um convênio entre 40 municípios e a Secretaria da Saúde para assessoria técnica na elaboração de projetos. O objetivo é ajudar os municípios que apresentam dificuldades regionais, seja pela distancia ou estrutura, oferecendo suporte técnico no planejamento e gestão dos recursos na organização da saúde. Em reunião, ontem, 06, com representantes dos municípios escolhidos para interar o projeto, o secretário Assis Carvalho afirmou que os municípios do Piauí é um dos que menos enviam propostas de projetos para o Ministério da Saúde. "Por causa disso, resolvemos firmar essa parceria com os municípios na intenção de melhorar as ações de saúde, através de propostas planejadas”, afirmou o secretári. A equipe técnica da Saúde foi capacitada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para dar suporte aos municípios na elaboração de projetos e planejamento de gestão de recursos. “Precisamos trabalhar com os municípios e os gestores o direito que a população tem de não adoecer. Levantando a demanda, elaborando projetos e capacitando pessoas para atuar de forma eficaz na resolução dos problemas de saúde de cada região, é assim que nosso projeto funciona”, disse Assis Carvalho acrescentando que esse convênio pretende principalmente reduzir indicadores negativos, como a mortalidade infantil e materna. Aproveitando a oportunidade, o secretário tanbém falou sobre a dificuldade de interiorização de profissonais médicos. "Os municípios precisam de unir para fixar um preço e uma carga horária unica, de acordo com as especificidades de cada território, para que se acabe a barganha por profissionais médicos. Os prefeitos precisam se unir e ter coragem para enfrentar esse problema", disse Assis Carvalho.