Uma agenda recheada de ações de saúde marcou a visita do governador Wellington Dias aos municípios de Piripiri e Capitão de Campos. Foram visitadas as obras de implantação de uma UTI no Hospital Regional Chagas Rodrigues e inauguradas 78 unidades sanitárias com fossas sépticas em Piripiri e houve ainda a entrega de 300 óculos pelo Programa Olhar Brasil em Capitão de Campos. “Este conjunto de obras é para garantir mais qualidade de vida aos piauienses. São ações que abrangem tanto a obra em si, como a construção de uma UTI, que vai evitar o deslocamento desnecessário para Teresina, como obras preventivas, como as fossas sépticas, beneficiando 390 pessoas da zona rural”, afirma o secretário de Saúde, Assis Carvalho. Através do Prosar – Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí – foram construídas 78 unidades sanitárias com fossas sépticas somando um investimento de R$ 281.539,73. Em Piripiri, foram beneficiadas 390 pessoas, nas localidades Açude do Governo, Carnaubal, Rasteiro e Cupins. A Secretaria da Saúde tem feito constantes investimentos para promover a regionalização dos serviços de saúde. No Hospital Regional Chagas Rodrigues estão sendo investidos R$1,3 milhões em obras para a construção de sete leitos e ainda aquisição de equipamentos. Esse investimento vai habilitar o hospital para realização de procedimentos em alta complexidade. Para o governador Wellington Dias, a interiorização do serviço de terapia intensiva no Estado é uma realidade. “Antes, somente Teresina tinha UTI. Hoje, Parnaíba, Floriano e Picos já possuem esta estrutura que está sendo melhorada e ainda Oeiras, que está em obras. Estes investimentos estão beneficiando milhares de piauienses, o que representa mais qualidade de vida para a nossa população”, ressalta o governador. A Secretaria da Saúde já havia feito outras melhorias na estrutura do Hospital Regional Chagas Rodrigues, como a reforma do pronto-socorro, aquisição de aparelho de raio-x, ultrassonografia e aparelho de videoendoscopia. A Maternidade está em reforma e está sendo elaborado um projeto para a implantação de uma Unidade de Cuidados Intermediários – UCI. Capitão de Campos O Programa Olhar Brasil continua avançando pelo Piauí. Em Capitão de Campos, 310 alunos foram consultados por um oftalmologista e ontem, 13, 300 alunos do Brasil Alfabetizado foram beneficiados com óculos. A dona-de-casa Maria das Graças Silva, 75 anos, estava ansiosa para receber o seu par de óculos. “Com fé em Deus que a minha vista vai melhorar e tudo vai dar certo com os meus óculos novos”.