Hoje, 14, foi a abertura da Oficina de Construção do Plano Estadual para Enfrentamento de Doenças na Pessoa Idosa. O evento tem o objetivo de formar parceria entre os gestores, profissionais de saúde e sociedade na construção da política de saúde voltada à pessoa idosa. Essa atenção também se foca na incidência de doenças sexualmente transmissíveis, que não são típicas da idade, e agravos ocasionados pela osteoporose entre outros fatores que levam o idoso à internação. Participam do evento, secretários municipais de saúde, profissionais e sociedade. As discussões são acerca da realidade atual dos idosos no Estado e medidas de promoção e cuidado em saúde. Os dados atuais apontam que no Piauí, são 300 mil pessoas com mais de 60 anos. Uma taxa de 75% delas é independente, conseguindo realizar quase todas as atividades para uma vida normal e necessita permanecer por muito mais tempo com autonomia, o que demonstra a importância da promoção à saúde. Para coordenadora de atenção à saúde do adulto e idoso, Norma Sueli, a oficina quer conscientizar sobre a importância de uma política voltada intensamente aos idosos, que observe os novos agravos dessa idade, como as doenças sexualmente transmissíveis além da violência, maus tratos e as causas frequentes de acidentes e internações. “A atenção à saúde do idoso é, hoje, uma prioridade, devido à mudança de perfil populacional, a expectativa de vida está crescendo e os idosos precisam de mais atenção devido à fragilidade comum da idade. Trabalharemos com metas, é preciso, também, reduzir as taxas de internação por fratura do fêmur e inspecionar 100% das instituições de longa permanência, os asilos”, conclui Norma Sueli. Dona Maria de Nazaré Silva, de 75 anos, tem 11 filhos e é representante do Conselho Municipal pelos direitos da pessoa idosa de José de Freitas. Se considera ainda muito saudável e um exemplo a ser seguido. “Se todos fizessem como eu, cuidassem da alimentação, estariam fortes como me sinto. Tive 11 filhos tranquilamente e estou aqui” diz. O evento continuará ate na próxima sexta, 16, no auditório do Hotel Cabana, zona sul de Teresina.