O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, será marcado no Piauí por diversas atividades realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde. A Praça do Fripisa será palco do evento, que vai promover uma manhã de ações relativas ao tema. São atividades corporais, avaliação e orientação alimentar, testes do diabetes, massagens, degustação de frutas, orientações sobre a saúde bucal, glicemia capilar, entre outras coisas. A ação acontece no dia 12 de novembro, a partir das 8h. Estão envolvidos com o evento as Gerências Regionais e Secretarias Municipais de Saúde, parceiros externos estratégicos, como sociedades científicas, universidades, faculdades, academias, organizações não governamentais, empresas, e profissionais da comunicação. A Secretaria da Saúde está mobilizando ainda os municípios, com o objetivo de incentivá-los também a realizarem atividades alusivas a data. O propósito de chamar a atenção da sociedade em geral para esse importante problema de saúde pública, que é o Diabetes, partiu da International Diabetes Federation – ID que definiu a data e foi acatada por 132 países, entre eles o Brasil. O tema escolhido para o período de 2009-2013 é “Educação e Prevenção do Diabetes”, cujo slogan deste ano é: “Diabetes: compreender para controlar”. O Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, ela resulta em problemas como infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.