A equipe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Getúlio Vargas realizará no próximo dia 23 de janeiro (sábado), no Ambulatório Integrado (Prédio Azul), a primeira etapa do Mutirão da Catarata 2010. Obedecendo a uma determinação da Fundação Municipal de Saúde, que segue portaria do Ministério da Saúde, esse ano o sistema de atendimento será diferente. Nos anos anteriores os usuários passavam por uma triagem sem a necessidade de marcação de consulta, pois era exigido somente a apresentação dos documentos pessoais. Agora as pessoas a partir dos 60 anos que queiram participar, e que tenham queixa ou dificuldade visual, devem primeiro procurar um dos postos de saúde da Prefeitura Municipal de Teresina, os quais já dispõem do agendamento do mutirão, para marcar a consulta. A diretora do Ambulatório, Fátima Garcês, explica que nessa primeira etapa estão sendo disponibilizadas 150 vagas e que o atendimento será realizado das 7h às 12h. "Para evitar transtornos, pedimos que somente compareçam as pessoas que tiverem as consultas confirmadas (agendadas) pelos postos de saúde da Prefeitura", enfatiza. O QUE É CATARATA? É uma doença marcada pelo embaçamento de uma parte do olho, o cristalino. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. A catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos, e é um tipo de cegueira curável. Usar colírio não ajuda na cura da catarata. A única forma da pessoa voltar à enxergar é pelo tratamento cirúrgico, que normalmente é rápido e não exige internação.