“Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use Sempre”. Este é o tema da campanha do carnaval de 2010. A idéia é estimular o uso do preservativo, masculino ou feminino, e a realização do diagnóstico precoce por meio do teste rápido, reforçando que os jovens que adotam essas atitudes são mais antenados e descolados. O público alvo são homens gays e mulheres na faixa etária de 16 a 24 anos. O Piauí está com um estoque de aproximadamente 4 milhões de preservativos masculinos, 40 mil preservativos femininos, e 20 mil sachês de gel lubrificantes para este carnaval. “Os preservativos já começaram a ser distribuídos para as regionais, que são responsáveis de enviar para os municípios”, explicou a coordenadora estadual de doenças transmissíveis, Karinna Amorim. A Secretaria Estadual da Saúde ainda reforçou o incentivo para que todo o Estado elabore suas programações de intensificação das atividades preventivas neste período. “Todas as providências para assegurar que os foliões possam brincar o carnaval com segurança no que diz respeito à proteção das DST’s, principalmente do HIV através do uso do preservativo já foram tomadas”, acrescentou a coordenadora. Em Floriano, uma novidade este ano é a Campanha do FIQUE SABENDO, estrutura para teste rápido de HIV e aconselhamento, que acontece nos dias 12 e 13 de fevereiro. “É primeira vez, durante uma festa de carnaval que realizamos este teste. Nossa intenção é que nos próximos anos possamos ampliar aos outros municípios que realizam grandes carnavais como: Luis Correia, Parnaíba, Barras, Água Branca, entre outros”, disse Karinna Amorim. No Piauí, nos anos de 2008 e 2009, foram notificados 510 casos de AIDS. O maior número concentra na faixa etária entre 20 e 34 anos, com 229 casos nesse período. Teresina lidera a lista, com 319, seguida de Parnaíba com 31 casos. De acordo com o Ministério da Saúde, os motivos que o levaram a escolha da temática e estratégias para se trabalhar na campanha deste ano basearam-se em pesquisas recentes que indicam a existência de 8 meninos com Aids para cada 10 meninas na faixa etária de 13 a 19 anos. Também constatou-se que a principal via de transmissão do HIV é a sexual, e que, há maior transmissão do vírus nas relações entre homossexuais (39.2%) do que entre heterossexuais (22.2%). No Brasil, estima-se que 630 mil pessoas vivam hoje com HIV. Destes, cerca de 250 mil não conhecem seu status sorológico. O Ministério da Saúde verificou que em 2004, apenas 28% da população havia realizado ao menos uma vez o diagnóstico do HIV.