O Piauí ganha, amanhã, o primeiro serviço de atendimento de urgência a pacientes com complicações decorrentes do uso de álcool e outras drogas (Referência AD). A Unidade Integrada do Mocambinho foi habilitada e será o quarto serviço a ser inaugurado no Brasil. A solenidade de inauguração acontece, amanhã, 30 de março, às 7h30 no Hospital do Mocambinho, com a presença do governador Wellington Dias e do secretário de Estado da Saúde Assis Carvalho. Os agravos de saúde decorrentes do alcoolismo e do uso excessivo de outras drogas são hoje um grande problema de saúde pública em todo o mundo. No Piauí, é uma das principais causas de internação hospitalar. Com essa habilitação do Ministério da Saúde, a Unidade do Mocambinho passa a atender casos de urgência, emergência e internação de curta permanência (máximo de 15 dias) para pacientes em crise de abstinência ou intoxicação aguda causada pelo uso excessivo de álcool e outras drogas. O serviço deve funcionar 24 horas e vai evitar a internação de pacientes com esse histórico clínico em hospitais psiquiátricos. Na preparação para este atendimento, a Unidade do Mocambinho recebeu mais de R$ 600 mil em reformas, equipamentos e capacitação de pessoal. A Unidade Integrada do Mocambinho oferece atendimento inédito no Piauí, dentro dos mais recentes avanços psiquiátricos e clínicos, para ajudar na recuperação de usuários de álcool e outras drogas. Após o atendimento de urgência, e cessado o risco de vida, a Unidade do Mocambinho vai referenciar os pacientes para dar seguimento ao tratamento em Unidades Ambulatoriais e Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPSad).