Foi inaugurado hoje, 30, o primeiro serviço de atendimento de urgência a pacientes com complicações decorrentes do uso de álcool e outras drogas (Referência AD). A Unidade Integrada do Mocambinho foi habilitada e se concretiza como o quarto serviço a ser inaugurado no Brasil. Os agravos de saúde decorrentes do alcoolismo e do uso excessivo de outras drogas são hoje um grande problema de saúde pública em todo o mundo. No Piauí, é uma das principais causas de internação hospitalar. Com essa habilitação do Ministério da Saúde, a Unidade do Mocambinho passa a atender casos de urgência, emergência e internação de curta permanência (máximo de 15 dias) para pacientes em crise de abstinência ou intoxicação aguda causada pelo uso excessivo de álcool e outras drogas. O serviço deve funcionar 24 horas e vai evitar a internação de pacientes com esse histórico clínico em hospitais psiquiátricos. O secretário Assis Carvalho disse que esse é um modelo moderno de atendimento que trata o paciente de forma mais humanizada. “Esse é um serviço que veio para ser a ponta de uma rede formada por diversos serviços, como os CAPS e as comunidades terapêuticas que vão dar o apoio adequado aos pacientes que forem encaminhados pelo nosso serviço”, afirmou o secretário acrescentando que a Secretaria da Saúde investiu R$ 1.164.000,00 em obras e equipamentos para o ambulatório, ampliação para leitos indígenas e Referência AD. O governador Wellington Dias falou que os dependentes químicos e de alcóol precisam de tratamento adequado. “Antes essas pessoas não tinham uma referência e eram levadas de forma equivocada para hospitais psiquiátricos. Esse público precisa de tratamento adequado e para isso estamos investindo em comunidades terapêuticas também como uma forma de complementar o atendimento”. Tem Teresina foi inaugurada uma comunidade no bairro Cacimba Velha e estão previstas ainda outras quatro para as cidades de Parnaíba, Floriano e Picos. A deputada Flora Isabel, falou da lei estadual de sua autoria que trata da saúde mental e versa sobre a desospitalização prevendo leitos em hospitais gerais. “Esse serviço é um avanço, pois também será uma referencia para a área da saúde mental já que desfaz esse dogma sobre os pacientes dependentes químicos e alcoolistas”. Na preparação para este atendimento, a Unidade do Mocambinho recebeu mais de R$ 600 mil em reformas, equipamentos e capacitação de pessoal. A Unidade Integrada do Mocambinho oferece atendimento inédito no Piauí, dentro dos mais recentes avanços psiquiátricos e clínicos, para ajudar na recuperação de usuários de álcool e outras drogas. Após o atendimento de urgência, e cessado o risco de vida, a Unidade do Mocambinho vai referenciar os pacientes para dar seguimento ao tratamento em Unidades Ambulatoriais e Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPSad). O serviço inédito no Piauí vai colaborar com o atendimento a pacientes com problemas relacionados ao alcoolismo e outras drogas, que são hoje um grande problema de saúde pública em todo o mundo e que, no Piauí, é uma das causas de internação hospitalar. Cumprindo o Termo de Ajuste de Conduta assinado com o Ministério Público e a Secretaria da Saúde, a Prefeitura de Teresina inaugura amanhã um CAPS III, serviço que permite internação. Há ainda a previsão de mais um CAPSad para Teresina. Para moradora Teresa Cavalca, membro do Conselho de Saúde do Bairro Mocambinho, as melhorias são consideráveis. “Desde o início o atendimento aumentou e melhorou”, disse.