Mais oito ambulâncias e três motolâncias do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) vão reforçar o atendimento no Piauí. O secretário Assis Carvalho fez a entrega hoje, 31, pela manhã. Foram beneficiados os municípios de Itaueira, Eliseu Martins, Guadalupe, São João do Piauí, Pedro II, Esperantina, Bocaina e São Franscico do Piauí, Floriano, Picos e Parnaíba. O evento acontece no pátio da Secretaria da Saúde, no Centro Administrativo. São motos de 250 cilindradas, avaliadas unitariamente em R$ 15.080,00. São equipadas com balão de oxigênio, desfibrilador, talas de imobilização, sinalizadores, colar cervical e suporte de rádio amador que vão prestar o atendimento de emergencial de forma mais rápida ao paciente até que a ambulância convencional chegue ao local da ocorrência. Os municípios de Floriano, Picos e Parnaíba receberam mais este reforço. Os veículos serão guiados por técnicos de enfermagem especialmente treinados pela Polícia Rodoviária Federal para a função. As ambulâncias são modelo Fiat Ducato cm preço unitário de R$ 109.940,0o. Todos os veículos foram adquiridos através de convênio com o Ministério da Saúde e são equipadas com cilindro de oxigênio, cadeira de rodas, suporte de soro e plasma, maca, fluxômetro, aspirador de ar comprimido, entre outros itens. O prefeito de Bocaina, Francisco Macedo , agradeceu o apoio da secretaria e disse que o SAMU é um dos programas de maior credibilidade na área da saúde. O secretário Assis Carvalho se despediu do cargo hoje, mas deixou o recado. “Fico feliz em encerrar minha jornada pela Saúde entregando novos equipamentos em favor da vida dos piauienses. Peço que os prefeitos tenham todo o zelo e continuem investindo em seus municípios para que a saúde se fortaleça cada diz mais”, disse.