Nesta segunda-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde lança a publicação Indicadores de Saúde do Piauí – 2002 a 2009, uma série histórica de dados que demonstram a evolução em diversas áreas com números, tabelas e demonstrativos que contam a história desses indicadores nos últimos sete anos. Entre os dados que podem ser encontrados na publicação estão a Despesa total com Saúde sob a responsabilidade do Estado por habitante, Proporção de municípios com serviço de reabilitação física, Proporção de Teste do Pezinho, Taxa de natalidade, Esperança de vida ao nascer, Taxa de mortalidade infantil e Razão de mortalidade materna. Traz também dados sobre doenças como hanseníase, tuberculose pulmonar, leishmaniose, dengue; Cobertura vacinal (tetravalente, hepatite b, influenza sazonal, poliomielite); Proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal, partos cesáreos, nascidos vivos com baixo peso ao nascer. A publicação mostra também a Média anual de consultas médicas por habitante, Proporção da população cadastrada pela Estratégia da Saúde da Família, Média de procedimentos odontológicos básicos individuais e dados sobre Hipertensão e Diabetes, inclusive com Taxas de internações por acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca congestiva e diabetes. Para a superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, os indicadores são com um termômetro para nortear o planejamento de ações na área da saúde. “Os municípios são os executores da maioria das políticas de saúde, em posse desses dados será possível otimizar as ações desenvolvidas por eles”, disse. O secretário da Saúde, Telmo Mesquita, em seu primeiro evento a frente da Secretaria, disse que a publicação possui dados importantes que devem ser usados pelos municípios para auxiliar no planejamento de suas ações. “Fico feliz em ver tantos secretários aqui reunidos discutindo planejamento. A saúde tem que ser participativa e bem gerenciada”. O lançamento aconteceu durante a solenidade de abertura da Oficina de Atualização para elaboração do Relatório Anual de Gestão Municipal. A Oficina reúne, até amanhã, secretários municipais de saúde e técnicos que trabalham diretamente com o planejamento local para a apresentação da ferramenta SARGSUS, um sistema de informação elaborado pelo Ministério da Saúde que visa a uniformidade da elaboração dos relatórios de gestão, objetivando o monitoramento e avaliação da gestão local.