A oferta de leitos de UTI cresceu no Piauí. Nos últimos sete anos, foram feitos investimentos na capital e no interior para que a oferta de leitos fosse ampliada dentro da rede pública estadual. Até a primeira metade do próximo ano, o Estado deve receber mais duas Unidades de Terapia Intensiva, que estão sendo implantadas nos Hospitais Regionais de Oeiras e Piripiri. As UTIs devem reforçar o atendimento de alta complexidade, melhorando a resolutividade nas regiões atendidas. Isso faz parte do plano de regionalização da saúde. “Estamos investindo para que a população do nosso Estado tenha serviços de alta complexidade mais próximos da sua região, evitando assim, o deslocamento até a capital. A regionalização é um passo importante na saúde do Piauí”, afirma o secretário Telmo Mesquita. A UTI do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, com sete leitos, deve ser inaugurada até o início do próximo ano. “A obra está acabada, estamos agora em fase de instalação dos equipamentos e treinamento de pessoal para a UTI”, explica a diretora administrativa do Hospital, Maristela Vieira. Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital fazem especialização em Terapia Intensiva desde 2009, na Associação de Medicina Intensiva Brasileira. O investimento em obras e equipamentos para a UTI é de R$ 1,5 milhão. Já a UTI do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, também com sete leitos, está com a obra física concluída, faltando apenas a instalação dos equipamentos. Foram investidos R$ 1,14 milhão, somando obra e equipamentos. Este Hospital atende uma microrregião com cerca de 190 mil pessoas. Uma UTI como essas significa crescimento e maior resolutividade, pois todo investimento em saúde é melhoria na qualidade de vida”, disse o diretor do hospital, Renato Carvalho. Expansão A Secretaria da Saúde está interiorizando o serviço de terapia intensiva que já conta com unidades em Parnaíba, Floriano e Picos. Houve também um aumento do número de leitos de UTI nos hospitais públicos da capital como o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Maternidade Evangelina Rosa e Hospital Getúlio Vargas (HGV), que dobrou o número de leitos.